O PODER DO AGORA

Muitas vezes, nos deixamos levar pelo passado ou pelo futuro, esquecendo de viver o presente. Ficamos presos às lembranças, aos arrependimentos, às culpas, às mágoas, ou então nos preocupamos excessivamente com o que vai acontecer, com as expectativas, as incertezas, as ansiedades. Com isso, perdemos a oportunidade de aproveitar o momento atual, que é o único que realmente temos.

Não olhar para trás, viver o presente e esperar pelo futuro é uma forma de libertar-se desses pesos e viver com mais leveza, alegria e paz. Isso não significa que devemos ignorar o passado ou o futuro, mas sim que devemos aprender com eles, sem nos apegar ou nos angustiar. Devemos reconhecer o valor das nossas experiências, mas também saber seguir em frente.

Para isso, precisamos estar atentos ao que acontece aqui e agora, ao que sentimos, pensamos e fazemos no presente. Precisamos também estar abertos às novidades, às surpresas, às possibilidades que a vida nos oferece a cada instante. E, acima de tudo, precisamos ter fé, esperança e otimismo pelo futuro, sabendo que ele depende das nossas escolhas e das nossas ações no presente.

Não olhar para trás, viver o presente e esperar pelo futuro é uma forma de poder, que nos permite controlar os nossos pensamentos e as nossas emoções. É também uma forma de sabedoria, que nos ensina a valorizar o que temos e o que somos. E é, sobretudo, uma forma de amor, que nos faz sentir gratos e felizes pela vida que vivemos.

Dc William Santos