Ansiedade

Ansiedade a Luz da Bíblia

Todos os sentimentos e emoções do ser humano são fundamentais para uma existência equilibrada; no entanto, por mais prazeroso que seja, não podemos ser dominados por eles.

Em relação as emoções são identificas 27 emoções existentes, que primeiramente tem um papel indispensável para uma maturidade e defesa de cada indivíduo, são eles: A diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

Não podemos deixar de mencionar as sete emoções primárias que regem a vida humana, para que a nossa temática fique compreensível dentro do destaque que iremos escrever; que é a “Ansiedade”. Vejamos elas: Tristeza, medo, temor, raiva, nojo, surpresa e felicidade. De modo que deve haver um equilíbrio; caso contrário a ser humana estará completamente comprometida emocionalmente. Como a nossa temática narrará a “Ansiedade a luz da Bíblia”, para que as pessoas possam libertar-se desse mal que assola o século presente.

Filipenses 4:6-7

06 – Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

06 – E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

No contexto atual, a humanidade enfrenta uma crise de identidade espiritual e porque não dizer biológica, em que na maioria das vezes não sabem quem são, vivendo espelhando-se nas outras pessoas, seguindo fielmente o caráter do artista, político e líder religiosos; negligenciando a personalidade individual que Deus outorgou a cada pessoa, deixando de crer na Bíblia Sagrada, por estarem ocupadas demais seguindo o exemplo do seu semelhante. E como resultado desemboca um grande turbilhão de infelicidade, depressão e crise de ansiedade. Vejamos o que fala a Palavra de Deus.

Atos dos Apóstolos 5:29

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa obedecer a Deus que aos homens.

Se as pessoas compreendessem o verdadeiro sentido de obedecerdes a Deus, teríamos uma sociedade equilibrada sem precisar de medicações psicotrópicas e internações em hospitais psiquiátricos, simplesmente por causa da ansiedade que assola a raça humana, sem a menor piedade.

Entendemos que um dos algozes que lacera a alma humana é a negligência em ler e obedecer a Palavra de Deus; então, perceptivelmente a Ansiedade pode ser desencadeada em duas esferas.

Primeira – Ausência de Deus na vida dos homens;

Segunda – As pessoas estão execrando as suas personalidades e caráter para seguir os pensamentos e ideologias do seu semelhante.

Um indivíduo que não se impõe e segue fielmente os pensamentos de outrem, não analisando, raciocinando, certamente não tem caráter, opinam, tornando-se alguém fraco e infeliz. Embora a maioria da sociedade não perceba estamos no apogeu dos manipuladores de opiniões, que são manifestados entre os políticos, falsos religiosos e a mais agressiva de todas as esferas que são as redes sociais; onde todo influencer que ter milhões de seguidores e não seguem a ninguém, porque são a pedra de acabamento, eles é quem formulam opiniões e não podem serem manipulados por ninguém.

Em outra esfera, nos deparamos com milhares de seres humanos que espiritualmente não raciocinam, não tendo uma posição diante de Deus, o que é completamente destrutivo, tornando-se um dos gatilhos para a “Crise de Ansiedade”.

O próprio Jesus Cristo, diversas vezes advertiu sobre os perigos de que estamos escravizados das coisas terrenas; é razoável que temos o direito ao desfrute de todas as bênçãos que Deus disponibilizou no universo. Mas, isso não é a base de sustentação para vida presente e eterna. Leiamos, uma dessas recomendações.

Mateus 6:25

Disse Jesus: Não andeis ansiosos pelas vossas vidas, quanto haveis de comer ou beber; nem o vosso corpo, quanto haveis de vestir. Não é a vida mais que alimento, e o corpo mais que as vestes?

Devemos compreender que:

Não é pecado ter ansiedade; todavia, o pecado tem o poder sobrenatural de promover ansiedade.

(Lucena, 2023)

Cada dia acarretará com suas benesses e males, não existe a menor possibilidade de fugimos dessa realidade; mas, se estivermos segundo a Palavra de Deus, todos os rechaces serão mais fáceis de serem vencidos.

Mateus 6:34

Disse Jesus: Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará o seu cuidado; ao dia basta os seus próprios males.

Que o Senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena