AS ORAÇÕES RESPONDIDAS DEPENDEM DA MINHA SANTIDADE?

Deus disse a Salomão: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” - 2 Crônicas 7:14.

A Bíblia é clara: para que nossas orações sejam respondidas, devemos ser obedientes a Deus.

O salmista disse: “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria” – Salmo 66:18.

Deus não dará o que uma pessoa com más atitudes e comportamentos pecaminosos pedir. Ele será misericordioso nos aspectos fundamentais da vida (Mateus 5:45), mas para que nossas orações sejam respondidas, devemos ser filhos obedientes.

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal" - 1 Pedro 3:12.

Veja também: Isaías 1:15-18; João 15:7; 1 João 3:21–23; 1 Pedro 3:7; 4:7; Tiago 5:16 ; e assim por diante.

Seja santo para que suas orações sejam respondidas. Mas, NÃO CONFUNDA SANTIDADE/OBEDIÊNCIA COM PERFEIÇÃO. Há uma grande diferença entre obediência e perfeição. Perfeito somente Cristo Jesus, senhor nosso.

A oração do “Pai Nosso” inicia dizendo “o pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11). Logo suponho que seja uma petição de todo dia. E logo em seguida a mesma oração ensina “perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12), o que significa a nossa necessidade de sempre orar pelo perdão dos nossos pecados, ou seja, não somos perfeitos.

Não somos perfeitos, mas devemos ser obedientes, e OBEDIÊNCIA SIGNIFICA ARREPENDIMENTO de pecados. Para ter nossas orações respondidas, não significa que devemos estar sem pecado, pois não somos perfeitos. Para que nossas orações sejam respondidas devemos NÃO VIVER NO PECADO.

Pecar e se arrepender e não fazer mais é uma coisa. Viver pecando, levando uma vida na gandaia é outra. Uma coisa é a pessoa cair em pecado, outra coisa é pessoa ficar lá e se contentar com o seu pecado.

Assim, a pessoa justa, cuja oração é ouvida, não é a pessoa sem pecado, mas a pessoa arrependida. A pessoa cujas orações não são respondidas é aquela que está contente com sua mediocridade espiritual e não faz nenhum esforço para melhorar ou superar sua letargia e carnalidade.

Roberto Marcos Oliveira
Enviado por Roberto Marcos Oliveira em 28/02/2024
Código do texto: T8009422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.