Tenho ou não?

- Ele preencheu todos os requisitos para a vaga?

- Quase todos, porém, faltou o essencial.

- O que faltou?

- Ele ser da mesma religião que eu, assim sendo, não poderei dar a vaga de trabalho à ele.

Ah, o preconceito!

Esse filho da imaturidade que está sempre promovendo-nos à condição de donos da verdade!

O preconceito, seja ele de que tipo for, nos dá a falsa sensação de superioridade e fatalmente nos leva a flagrantes injustiças.

Promove o segregamento do ser humano, quando em realidade, um dos objetivos de nossa existência é de que nos unamos uns aos outros.

Por preconceito, muitas barbáries foram cometidas, muitas bestialidades alimentadas.

Não sejamos nós, em pleno século 21, a fomentar a idéia de que as pessoas têm que pensar como pensamos para que as respeitemos.

De quê somos melhores por termos um carro mais bonito e uma posição social mais avantajada.

De quê por estarmos em determinada etnia somos superiores aos outros.

De quê nossa crença é a dona absoluta do céu.

Somos todos criaturas a percorrer a estrada terrestre em busca de aperfeiçoamento, não há razões para nos sentirmos superiores ou inferiores a ninguém.

Para que do preconceito não sejamos amigos, se faz imperioso, cultivarmos o hábito do questionamento:

Como me posiciono diante de pessoas que não pensam como eu?

Como me comporto diante de pessoas que não possuem a mesma posição social que eu? (considerando sempre a abrangência da pergunta, porquanto, existe o preconceito para com aqueles que são mais abastados).

Desprezo meus semelhantes por não possuírem a mesma etnia que eu?

Como me comporto diante dos deficientes físicos?

Esses questionamentos nos levarão a uma análise de nossa conduta, se estamos sendo preconceituosos ou não.

Vale a pena começar para que varramos de vez o preconceito de nossas vidas e construamos uma sociedade mais eqüitativa!

Pensemos nisso!

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 18/01/2006
Código do texto: T100433