O PASSADO – FONTE DE ENSINAMENTOS

O passado sempre existiu, vai continuar existindo.

Ele é importante em nossas vidas. É dele que tiramos lições para o nosso presente, que também virará passado e nos preparará para o futuro.

Tanto o passado quanto o presente e o futuro podem destruir, não apenas nossa alegria, mas nossas vidas. Porém, se aproveitarmos os ensinamentos que o passado nos deixou, teremos maiores possibilidades de evitar as mesmas dores os mesmos erros.

O passado muitas vezes nos traz lembranças muito positivas: o carinho dos pais, as brincadeiras de infância, as travessuras e gracinhas de um filho... É certo que também nos traz lembranças dolorosas... dessas devemos nos esquivar, sempre que possível.

O passado nem sempre morre, às vezes adormece, por isso não devemos enterrá-lo, mas libertá-lo! Precisamos estar atentos ao que ele, no seu vaivém contínuo, insiste em nos mostrar e extrairmos dele o que nos serve de ensinamento, deixando o que não presta ir, livremente, para bem distante de nós.

©Maria Goreti Rocha

Vila Velha/ES – 01/06/08

Maria Goreti Rocha
Enviado por Maria Goreti Rocha em 01/06/2008
Reeditado em 03/01/2014
Código do texto: T1015511
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.