RECADO AOS EVANGÉLICOS

Ao assistir a uma pregação de um famoso pastor evangélico na TV, considerado um dos mais cultos e eloqüentes deste país, não gostei e resolvi me dar ao trabalho de fazer este comentário.

Alguns protestantes criticam aos católicos por sua forma de adoração, entretanto interpretam erroneamente as Escrituras, também.

Não estou aqui para defender aos católicos, mesmo porque não sou de sua igreja e nem de nenhuma outra. Considero-me, apenas, um cristão pesquisador e que procura ser, acima de tudo, um praticante dos mandamentos de Deus. E é a estes preceitos que aqui me faço presente para defendê-los. E contestar a opinião desses religiosos que se julgam mais corretos do que os outros. Para mim, é como ouvisse um aleijado falando mal do defeito do coxo.

Obviamente os católicos cometem lá os seus erros na maneira de venerar a Deus, mas vocês evangélicos não ficam atrás. Por exemplo: segundo crê a grande maioria de vocês o termo caridade, citado nas Escrituras, significa tão somente pregação da palavra de Deus. Divulgar, portanto, a Palavra é o bastante para amar o próximo, não sei de onde tiraram isso. Ora, como posso pregar sobre um Deus generoso se eu não der o meu próprio exemplo de generosidade? Devemos só apontar para Cristo ou imitá-lo?

Evangelizar, pelo que eu entendo, não consiste apenas em palavras, porém em atitudes.

Exatamente por isso, Jesus afirmou que no Dia do Juízo muitos lhe dirão: "Não foi em teu nome que pregamos, que expulsamos demônios, que fizemos tantos milagres?" Entretanto Ele lhes dirá: "Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores!" (Mat 7: 21 - 23). Já para outros, Jesus dirá: "Venham vocês abençoados por meu Pai para receberem como herança o Reino que Ele lhes preparou. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; estava com sede, e me deram de beber; eu era desabrigado, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim; estava preso, e vocês foram me visitar. Todas as vezes que fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram!" (Mat 25: 34 - 40).

Argumentam vocês evangélicos que se dar esmola salvasse, muitos bandidos estariam então livres do castigo divino porque é notório que eles ajudam muitas pessoas carentes. Engana-se, porém, quem acredita assim porque os bandidos não fazem é caridade, fazem sim negócio. O fato é que vocês interpretam equivocadamente o sentido das coisas. Até uma parábola clara como a do Bom Samaritano parece ter um outro significado no seu modo de entenderem.

- Mas as Escrituras - tentam ainda explicar vocês - afirmam que só quem crê será salvo! Realmente. Todavia, sendo simplesmente assim, também Satanás será salvo porque, conforme a estas mesmas Escrituras, ele igualmente acredita em Deus. Vocês mesmos não reconhecem que, quando Jesus disse que era mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus, não referia-se a todas as pessoas prósperas? E nem estava querendo dizer que esse privillégio era só dos desafortunados? Porque sabem existirem muitos ricos humildes e generosos, assim como muitos pobres invejosos e mesquinhos, não é mesmo?

Percebo que o que falta em muito de vocês ao examinar a sua Bíblia, é o discernimento na leitura pela ótica do amor. Afinal, Deus é amor. Um de vocês, entretanto, já me respondeu, assim: "Você pensa dessa maneira, porque nunca entrou num dos nossos templos". Já entrei em vários. Mas, o amor que só existe dentro das igrejas, não pode ser considerado amor. Aliás, não é por outra razão que os "cristãos" separam-se cada vez mais uns dos outros. Enquanto Cristo prega a união e a igualdade, essa Igreja não para de se dividir. São tantas as denominações, que eu já perdi a conta. O amai uns aos outros, desta forma, está muito longe de acontecer. Finalizando, direi ainda o seguinte: Tenho certeza que Jesus me ama, mas não posso dizer o mesmo de muitos evangélicos.

******************

(Outros artigos da minha autoria abordando o mesmo tema, aqui no Recanto: "A RELIGIÃO DO AMOR", "UM REAL GESTO CRISTÃO", "A INUSITADA VISITA DE JESUS" E "O RELIGIOSO")