Surpresa

O caminhar na rua ou onde seja desde que não dentro dos limites de quatro paredes, refrigera nosso interior. Abre os olhos para coisas que fazem parte da nossa existência e passam despercebidos, no andar de carro. Adoro caminhar, ver as casas, jardins, os morros que rodeiam a cidade, encontrar pessoas, receber sorrisos. É tudo de bom.

Mas, o andar de carro, ou ônibus, também tem suas vantagens. O olhar se alarga com mais facilidade.

Sou usuária freqüente do transporte coletivo, pois não dirijo mais fora da cidade. Prevenção e economia...

Nas viagens que costumo fazer, observo tudo que faz parte do trajeto. Casas, pessoas, paisagem em geral.

Ontem, indo a uma cidade vizinha, o ônibus em que estava, parou no sinal. Outro ônibus parou ao lado. Abrindo o sinal, o outro ônibus arrancou antes e, vi surpresa, uma menina sorrindo para mim. Sorri para ela também. Mais adiante, mais uma vez nosso coletivo ficou para trás e, quando ultrapassamos novamente o outro, sorri e acenei para a menina. Ela respondeu com o mesmo sorriso faceiro.

Senti-me surpreendida porque crianças nos sorriem, mas a menina parecia ter cerca de seus 10 anos e, crianças nessa idade, não costumam sorrir para “tias”, ainda mais se nunca as viram antes.

Foi um momento gostoso e ganhei o dia. É para esses momentos que temos que abrir nossos olhos e corações. Acrescenta. 08/07/2008