EXPERIÊNCIA

Nosso primeiro momento certamente é chegar no pódio, é dada a largada e lá estamos nós, desesperados, ansiosos, lutando muito para atingir o alvo, queremos ser o primeiro, a oportunidade é única, a concorrência é grande, o caminho é complexo, são muitos os obstáculos, só se vê tombos, tropeços, e você continua na disputa, ainda é candidato e a glória é a chegada, principalmente porque você marcou sua primeira e mais importante vitória, você é a semente que seus pais plantaram, sua mãe está grávida e em nove meses você estará pronto para seu contato com o exterior, até lá...

Você passa agradáveis momentos na barriga da sua mãe, fica o tempo necessário para se desenvolver e se preparar para conhecer o mundo externo, aqui fora você viverá muitos anos e terá muita coisa para aprender.

Chega o tão esperado dia, seus pais estão babando de tanta felicidade com a sua chegada, é registrado o dia do seu nascimento, você dá seu alô com choro em alto som, talvez protestando pela transferência de um ambiente tranqüilo por um tão barulhento.

Os primeiros dias, as primeiras semanas, os primeiros meses, são marcados por evoluções constantes, coisas simples como segurar uma colher, é o bastante para os adultos que o cerca vibrarem de alegria e acharem você um gênio, como gostam de ver suas atitudes naturais como o riso, o choro, seu sono, sua mamada, etc.

Começa a sair algum som que podemos identificar e se relacionar, os primeiros passos, as brincadeiras, o carinho, é tão maravilhoso essa fase que poucos a esquece.

A vida continua e a evolução é constante, logo você estará na escola para aprender a ler, escrever, calcular, etc, embora não é surpresa se deparar com meninos e meninas que terminam o ensino médio com deficiências em leitura, redação, matemática, etc, situação que prejudicará o conhecimento e dificultará a disputa que existirá a vida toda.

Num dado momento desperta o interesse pelo par, experimenta uma, duas, três, até se sentir plenamente convencido de que está no caminho certo, momento da união, o casamento, o amor, o relacionamento, começa-se todo o ciclo novamente, mulher grávida, bebe a caminho, nove meses, nascimento, escola, conhece alguém, casa-se e novamente, como uma bola de neve...

Hoje você está numa dessas fases e certamente vai passar pelas demais, chegará o dia que será vovô, bisavô, etcavô, aí é que se verificará como você se preparou, é sua obrigação se cuidar, em todos os sentidos, a responsabilidade é exclusivamente sua, se cuida para corresponder, seus netos, bisnetos e etcnetos contam com isso.

É extremamente importante e interessante que saibamos entender as pessoas mais experientes, que tenhamos tato para explorar essa sabedoria, sejamos pacientes, tolerantes e principalmente agradecidos.

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 08/02/2006
Código do texto: T109557
Classificação de conteúdo: seguro