MENTIRA

A evolução do ser humano está ligada a revolução tecnológica que se deu nesses últimos cem anos, quantas novidades em tão pouco tempo.

Junto disso tudo não tenha dúvida está a personalidade, que também se alterou na mesma proporção. O que é verdade? O que é mentira? A minha verdade pode não ser a sua. A minha mentira pode também ser divergente da sua.

Arrisco até a classificar uma verdade ou mentira conforme a cultura daquela região, estado, país, continente, etc.

O que aprendi é que a verdade sempre prevalece, não se deve mentir, mesmo que se pague um alto preço devemos dizer a verdade.

Se mentir é ser falso o que podemos dizer dos nossos queridos políticos? E o advogado? Orienta o seu cliente a responder conforme a conveniência. O professor que ensina baseado numa história que não se garante ser verdadeira? O repórter que anuncia uma notícia fundamentada em entrevistas com envolvimento das pessoas mais interessadas no assunto?

O pai que deixou de dar um brinquedo ao filho por falta de condição mas não deixou de tomar a sua cerveja e nem de fumar o seu cigarro.

O esposo que trata sua mulher como uma empregada e sua amante como uma rainha.

Verdade e mentira são da mesma família, estão sempre juntas, embora muito se discute sobre ambas, ninguém as reconhece, o padre pensa assim, um juiz pensa assado, isso perdurará por muito e muito tempo, a dúvida permanecerá.

Que vale mais? A verdade que pode matar alguém? Ou a mentira que pode enganar? Se para fazer alguém feliz tiver que usar de uma mentira, não creio haver problema. Para salvar alguém, impedir uma condenação injusta, a verdade tem que entrar em cena.

A mentira e a verdade fazem parte da intimidade de cada um, cada qual de acordo com a sua consciência, utiliza uma ou outra, desde que não lhe pese e gere qualquer remorso no futuro. Mentira, pecado, verdade, santidade, melhor que tudo isso é a originalidade, a espontaneidade, a naturalidade, seja você mesmo, se estiver mentindo por uma causa nobre, bem, também se for diferente, problema seu, você pagará pelas suas atitudes e sem dúvida mentir ou não é total responsabilidade sua.

Não se levando ao pé da letra, tente ser verdadeiro, justo, correto, honesto, real, autêntico, até porque quando se utiliza demasiadamente da mentira, ela se torna verdadeira para você, isso o confundirá e o deixará alheio ao que é certo ou errado. A verdade é presente, existe, já a mentira, é dúvida, ela ilude, quem me garante que amanhã estarei aqui?

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 12/02/2006
Código do texto: T110982
Classificação de conteúdo: seguro