Quer se emocionar?

Uma emoção superior sempre faz bem... Sabe aqueles temas que envolvem crianças, família, doenças incuráveis e que proporcionam grandes reflexões sobre os verdadeiros valores da existência? Pois é, ficamos na correria do ganha-pão, nas atribulações de cada dia e muitas vezes nos distraímos dos valores essenciais.

Se você deseja viver reflexões importantes veja o filme Lado a lado, com Júlia Roberts. O filme retrata o drama de casal separado, com dois filhos, cujo marido envolve-se com outra mulher e ambas as mulheres vivem situações do cotidiano com os filhos do primeiro casamento. No desenrolar do drama, a primeira mulher desenvolve um câncer e quem acaba cuidado dela e dos filhos acaba sendo a segunda mulher de seu próprio marido. Ambas se tornam amigas e os laços de afeto desenvolvidos entre ambas, as crianças e o próprio marido, acabam trazendo reflexões emocionantes sobre a vida e suas dificuldades. Especialmente na área de doenças terminais, convivência com a família mesmo sabendo da morte próxima, etc.

Os valores da família são mesmo os mais importantes e muita gente desvaloriza esse tesouro, relegando-o a plano secundário. Daí advém tantos dramas que sacodem a sociedade. Há uma busca desenfreada de valores materiais, de prazeres ilusórios e temporários e os valores essenciais ficam esquecidos. Depois se pergunta o que está ocorrendo, porque o mundo está assim... Ora, esquece-se a família, distrai-se da finalidade de viver, valoriza-se mais o ter do que o ser e assim estamos, com toda essa gama de problemas que atormentam e minam a saúde.

Mas não nos iludamos de considerar família apenas o de mesmo sangue, de mesmo teto. Aí está outro grande equívoco. Na verdade, somos todos uma grande família. Precisamos todos uns dos outros, aprendemos no intercâmbio recíproco e na verdade, os valores da solidariedade e da fraternidade é que verdadeiramente constróem a felicidade.

Mas então, para refletir sobre tudo isto, veja o filme. Ele vai marcar-lhe especial momento em família. Se possível reuna a família, pois todos serão beneficiados com os valores da fita. Você talvez comente que isto não existe, mas o roteiro do filme mostra bem os valores da renúncia, da abnegação, da resignação, da aceitação, virtudes sempre esquecidas entre nós... É um exemplo do esforço de convivência, apesar dos naturais atritos entre seres humanos, como normalmente na convivência entre pessoas diferentes.

Espero que goste. Por minha vez, gosto de fazer estas sugestões, pois tudo que em mim provoca reflexões e bons momentos, acho importante passar adiante. Qualquer pessoa que seja beneficiada, nem que seja por um minuto de harmonia interior, de elevação dos sentimentos, já me sinto recompensando.

Orson
Enviado por Orson em 13/02/2006
Código do texto: T111300