11 de Agosto - Dia do Advogado

A diferença entre ser advogado e estar advogado reside no sangue. Naquele que é advogado, corre nas veias com incomum energia, porque o advogado não teme desafios. Quando pede ou contrapõe o faz com espírito de Justiça. Sua companheira fiel (palavra escrita ou verbal) às vezes é contundente, às vezes áspera, às vezes diplomática e serena, mas sempre utilizada em dose adequada, sem ódios ou ressentimentos. Apenas paixão. A paixão do justo, do inconformado, do lutador, daquele que busca a aplicação da Justiça. Por isso não desanima, por isso tem energia e vigor suficientes para batalhar sem nada temer ou ocultar. Não exerce a profissão para ganhar dinheiro. Paradoxalmente, quando recebe um simples agradecimento, um "muito obrigado" sincero, um sorriso daquele que não tem como pagar-lhe pelo serviço, sente-se recompensado como se houvesse ganho um tesouro cheio de moedas. Este é o verdadeiro advogado. Um cidadão. Um bravo lutador. Ético e disciplinado. Nem mesmo o passar dos anos lhe verga, porque a experiência lhe dá energia. E assim segue e seguirá até o momento final. Honrando a profissão que escolheu e exerce. Um dia, quando for lembrado em uma reunião, numa conversa entre amigos, num evento, numa homenagem, ao interlocutor não será dada a oportunidade de discorrer sobre seu curriculum, seu tronco familar, sua descendência, suas características pessoais, seu patrimônio. Bastará simplesmente dizer: ele foi ADVOGADO.
Esta mensagem é dirigida àqueles que são advogados (muitos aqui não nominados por falta de espaço. Mas lembrados). Caminhemos...

Texto de José Francisco Machado de Oliveira
Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil/PR
Advogado



(Tela de Marília Chartune retirada do blog http://direitounianchieta.blogspot.com)
Renata Christina Machado de Oliveira
Enviado por Renata Christina Machado de Oliveira em 11/08/2008
Código do texto: T1122855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.