A HARMONIA CONJUGAL - ( para ser lida a dois)

O que é harmonia conjugal ?

Vejamos o que diz o dicionário:- “ E’ a disposição bem ordenada entre as partes de um todo.”

No casamento, ,portanto, termina a individualidade, tudo deve ser pensado e planejado a dois.

Para tanto os casais devem controlar os seus anseios e preferências, procurando pensar e viver a dois... e, depois da chegada de filhos, que também devem ser considerados nos planos de vida.

A concórdia gera a paz e a amizade entre as pessoas, através de acordos prédeterminados.

Na vida conjugal também encontramos a Harmonia se, como uma orquestra, todos os componentes estiverem afinados entre si. Por isso procurarei colocar numa forma a que todos, lendo, reflitam e cheguem à conclusão de que, no seu lar, existe ou não a harmonia, que é o reflexo do verdadeiro amor a Deus na vida do casal. Vamos lembrar seu casamento? Vocês ainda lembram-se daquele “grande dia” ? Pergunto assim, porque já encontrei muitos casais que nem querem lembrar-se porque, apesar de juntos ainda, não souberam amar como é necessário para alongar e eternizar aquela união, como reflexo de verdadeiro amor a Deus em suas vidas.

Lembram-se daquele dia que esperaram que chegasse e, que nunca mais acabasse? Onde, cada sonho se transformaria numa grande realidade? Os preparativos, os enxovais, os convites, a festa, a despedida de solteiro e de solteira? A tão esperada viagem de núpcias? Pois bem, os convido , agora, a fecharem os olhos e, por alguns momentos, abraçados, refletirem uns dez minutos, após uma oração, os capítulos do seu matrimônio, até agora. Em seguida, continuem a leitura.

Está valendo, ainda, o juramento feito pelos dois diante do altar do Senhor? O que fizeram do seu. E, daí, Como estão vivendo vocês, hoje? O que fizeram do seu casamento, um céu ou um inferno? Muita felicidade? Muita decepção? Vivem harmoniosamente ou brigando por qualquer coisa? Respeitam-se, como esposo e esposa ainda...? Ou já se esqueceram do grande amor do namoro e do noivado? Que lugar Deus tem ocupado no seu lar? Ou vocês O deixaram na saída da Igreja, como acontece com muitos casais? Agora, olhem-se bem de frente, bem no fundo dos olhos e interroguem-se: “O que fizemos do amor que nos uniu?

São Paulo em sua carta aos Efésios 5, 21-31, fala sobre o sacramento do Matrimônio e, o que é necessário para que os casais tornem lindas a história da sua vida no lar.

O Sacramento do Matrimônio realiza tudo aquilo que significa, por isso exige o básico para que seja harmônico = Exige Infra-estrutura = maturidade humana. No matrimônio se dá a união total e inseparável ,entre homem e mulher. A unidade espiritual já é própria do cristão. “ Assim, já não são dois mas um só. Em Mateus, 19, 6 = “Já não há um homem e uma mulher, mas um só.” “Sois um em Cristo”, Gal. 3,28 , ou seja ambos se identificam tanto através do amor, que ficam conhecidos, no seu meio social, o José da Maria, o Francisco da Marta e etc.

O Sacramento do matrimônio , por isso, é exigente : Exige conhecimento mútuo, bastante intenso,exige aceitação mútua entre os dois. Aceitar o outro como ele é, por isso existiu namoro e noivado.

Exige mútua complementação harmoniosa – Afinação de vidas- Quem manda? A interação necessária. A renda familiar (a mulher trabalhando fora) o auxílio mútuo. A necessidade de cada um ocupar o seu devido espaço no lar, com todas as implicações que lhe são inerentes. Exige capacidade de diálogo- Unidade na liberdade.- O respeito aos direitos e deveres.

Vivemos um tempo de massificação, onde os os usos e costumes, a inversão de valores, as expulsões feitas pela sociedade , da moral, do pudor, do respeito mútuo e de Deus. A adoção da lei da vantagem que mascara todo erro.. Existem muitas instituições sociais que interessam-se pela decadência da família, expulsando do seu meio, os ensinamentos de Jesus, para substituí-lo por deuses que gerem lucros materiais, desprezando o Amor de Deus. O lar, é o melhor lugar para se viver em harmonia, porque a sua base é o amor sincero e absoluto pelo esposo, pela esposa.

O lar sem conteúdo espiritual é abalado facilmente por motivos banais, como a falta de fé em Deus, também. Quando um casamento é realizado, seis pessoas se casam : A que eu queria que fosse. A que eu penso que é. E, a que realmente é... Enfim, casamento, enlace matrimonial, é para pessoas dignas, prontas no seu todo. E' fundamental o AMOR como obra divina. Que são, verdadeiramente capazes, prontos para entregarem-se para tal ato. E, aptos a desempenharem todos os papeis que lhes serão exigidos durante a caminhada .( AMÉM)... Bene – Ctba. ( b. g. j. ) DEUS É BOM-DEUS É FIEL- 11/08/08