QUANTO VOCÊ VALE?

Quanto vale uma vida? Como podemos calcular o valor de uma vida? Talvez considerando a receita dessa pessoa, sua idade, a expectativa de vida, a diferença da sua idade com o esperado tempo de vida estimado, multiplicado pela sua renda. Será que teríamos o valor de uma vida? Evidentemente que não, dessa forma até seria um critério para determinar o valor monetário, financeiro ou material. Uma vida não é só isso, existem valores intangíveis, muito mais complicados e difíceis de analisar e apurar. A pessoa tem um valor com sua companheira, seus filhos, seus amigos, seus pais e assim por diante. Estamos falando de valores de estimação, carinho, afeto, admiração, orgulho, entre tantos outros.

Ficaria mais fácil nos auto-avaliar, quanto você vale? Nem você mesmo consegue responder essa pergunta, se fosse possível através de uma escala de 0 a 10 pontuar quanto valemos, ainda assim não teríamos capacidade de encontrar um valor real, levando em conta tudo e todos que nos cerca.

O nosso egoísmo mascara esse conceito e pensamos que sabemos o que cada um representa para nós e quanto nós correspondemos para com as pessoas que estão ligadas a nós, puro engano, estamos tão certos de que é assim e na maioria das vezes é completamente contrário, gerando conflitos e divergências, conseqüentemente implicando em desarmonia, desajustes, desentendimentos, etc.

A criança até sua fase pré-infantil conhece muito bem esse assunto e tem muito mais facilidade para assimilar e avaliar o que estou colocando, isso porque ela ainda não se contaminou e não recebeu influências racionais, que bloqueiam, interferem e desnorteiam os adultos.

Não fomos preparados para conviver com respeito a todos que atravessam em nosso caminho, ouvindo, cedendo, procurando compartilhar idéias e conhecimentos. Fomos treinados para respeitar nosso chefe, que dá suas ordens e não permite qualquer questionamento, ele sempre está certo e com razão e quando qualquer coisa não anda bem, foi o empregado que não fez bem feito ou como ele ordenou. No Brasil ainda existem muitas empresas e famílias que atuam exatamente dessa forma.

A mudança mais sensacional que podemos usar no nosso exemplo está no sucesso que a mulher conquistou ao longo dos anos, quebrando todos os paradigmas existentes e deixando de ser submissa e simplesmente dona de casa, disputando qualquer função ou posição que sempre foi ocupada pelo homem. Hoje podemos dizer que a mulher vale tanto quanto o homem. Já temos uma dica: “VOCÊ VALE TANTO QUANTO UMA MULHER”.

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 20/02/2006
Código do texto: T114344
Classificação de conteúdo: seguro