SEUS “SS”

Aprendemos no meio acadêmico que principalmente o japonês, devido a sua disciplina, persistência, cultura, etc, adotou há décadas atrás, os 5S (cinco “S”), que correspondem a:

 Seiri – Descarte – Ter só o necessário.

 Seiton – Arrumação – Cada coisa no seu devido lugar.

 Seiso – Limpeza – Manter limpo.

 Seiketsu – Saúde – Qualidade de vida no trabalho.

 Shitsuke – Disciplina – Autodisciplina.

Agora no próximo dia 22 de setembro de 2005, quinta-feira, às 19:23 horas, teremos a entrada da Primavera, estação que costuma trazer chuvas no final da tarde ou noite durante sua permanência.

Ela é reconhecida como a época do acasalamento e do nascimento da maioria das espécies na natureza, faz renascer a vida e busca o equilíbrio.

É muito importante que estejamos em sintonia com a mudança da estação, que tanto física como emocionalmente estejamos bem, preparados para receber e desfrutar desse maravilhoso momento.

Após vivermos o Inverno é hora de despertarmos para a vida, sair do cinzento, apreciar as lindas e abundantes cores que a Primavera nos expõe, sentir o perfume das flores, observar os frutos e a natureza em geral, tudo se transforma, os pássaros cantam muito mais afinados, é só alegria.

Jogue fora tudo que não presta, limpe sua mente, organize suas idéias, procure se manter com a mente muito serena, você merece gozar de saúde tanto física como mental.

Celebramos todos os anos nessa época a entrada da Primavera, isso enquanto a Ciência não nos permitir que a qualquer momento, quando desejarmos, possamos viver essa ou aquela estação. A tecnologia tem avançado rapidamente e transformado muitas coisas e nem faço idéia como seria se amanhã realmente pudéssemos marcar e programar as diversas fases a bel prazer, será que a natureza em geral compreenderia e aceitaria essa situação? Teria o mesmo sentido?

Vamos apagar tudo e tentar a partir de agora viver de acordo com a proposta da Primavera, renovado, feliz, alimentado de esperança que vale a pena acreditar, vamos buscar combustível através da Natureza, com os seres que vivem um dia de cada vez, que contemplam o nascer e o pôr do sol, uma chuva que cai, o vento que sopra, os pássaros que voam e cantam, o rio que corre, o perfume que exala das flores, a paz da noite, o sono da criança, as estrelas que brilham no infinito, o azul do céu, as ondas do mar, a melodia, entre tantas outras coisas mais.

A lição dos SS é fundamental para quem está disposto a mudar e pegar uma carona com a Primavera, que nos fará companhia nos próximos três meses, tempo suficiente para embarcarmos nessa, lembrando que a mudança é inevitável, cada Primavera é única, que essa seja a sua inesquecível...

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 22/02/2006
Código do texto: T115116
Classificação de conteúdo: seguro