FORÇA E CORAGEM X FRAQUEZA E COVARDIA

A arte do pensar (filosofar) nos leva a caminhos que aos próprios olhos não se consegue transpor – isso fará diferença entre ter ou não ter Força e Coragem.

A Bíblia nos apresenta o exemplo de pessoas que tiveram força e coragem para enfrentar desafios (aparentemente) impossíveis e, também apresenta o exemplo de pessoas que reuniam as qualidades necessárias para vencer e resumiram a vida em atitudes de fraqueza e covardia.

Quarenta anos antes de conduzir o povo de Israel à conquista da Terra Prometida, Josué e Calebe foram aprovados num teste de força e coragem – os doze representantes das tribos de Israel foram enviados a espiar a Terra Prometida. Dez fizeram o povo desanimar. Josué e Calebe, NÂO!. Eles disseram ao povo que Se DEUS se agradasse deles, os fariam entrar na terra – tão somente não fossem rebeldes contra o SENHOR e não temessem os moradores daquela terra, porquanto, como pão, os poderiam devorar (Números 14:8–9).

Por outro lado, Saul, o primeiro rei em Israel, aparentemente um homem com o perfil de vencedor (externamente alto, bonito, esteticamente bem constituído) demonstrou fraqueza e covardia em momentos cruciais, conforme um estudo na Bíblia da Liderança Cristã:

Antes da unção como rei, se escondeu na bagagem;

Convidado ao ofício de rei apresentou justificativas de incapacidade;

Confrontado com o seu pecado, justificou-se;

Com medo de perder o apoio popular, construiu uma estátua de si mesmo;

Diante dos filisteus, o medo o impediu de negociar.

Força e Coragem x Fraqueza e Covardia. Dois extremos presentes na experiência humana, independente de tempo e de lugar.

Presentes, inclusive, de forma acentuada em nossa própria época, independente de sexo, raça, nível social e credo religioso.

Os resultados da Força e Coragem, na vida de Josué e Calebe x os resultados da Fraqueza e Covardia na vida de Saul, são antagônicos e influenciadores desde o momento de cada episódio levando-nos a crer que, em qualquer circunstância o diferencial é a confiança em DEUS.

Seria desnecessário a análise minuciosa de cada pessoa descrita nas páginas da Bíblia; entretanto, de cada episódio é possível tirar preciosas lições, especialmente pra esta época de tamanha instabilidade em que, Força e Coragem pode ser confundidas com aparência muscular e ousadia; ao passo que Fraqueza e Covardia podem ser confundidas com prudência e sabedoria.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 30/08/2008
Código do texto: T1152984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.