Dia 21, é o  Dia das Árvores e não poderíamos deixar de lembrá-las!

Tudo ou quase tudo já foi falado ou lido sobre elas, por isso, resolvi compartilhar trechos de um  "A Magia das Árvores", de Carlos Cardoso Aveline e que nos mostra  sob um novo ângulo e visão a importância de bem nos relacionarmos com elas. 

O texto, na íntegra, pode ser lido no
http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=216.

Assim, desejo ótima leitura e uma reflexão que nossas amigas árvores tanto merecem! 

Espero que gostem e aproveitem  os  contatos com essas nossas amigas verdinhas... (Chica)

                    000o000o000o000o000o000


"Árvores. A mera presença delas desperta uma paz e um sossego na alma humana. 

Em todos os cantos do mundo, os sábios e místicos  têm usado florestas como locais de refúgio e de inspiração.

Há uma relação natural e instintiva entre a árvore e o homem.

É difícil imaginar seres tão benéficos quanto as árvores.  

Elas embelezam a paisagem, dão sombra, madeira, frutas, e são o refúgio e abrigo de pássaros e outras espécies de animais. 

Comunicam o subsolo com a atmosfera e purificam o ar.  Atraem nuvens, regulam as chuvas, estabilizam o clima e garantem a umidade do solo. Combatem a erosão e evitam o excesso de ventos. 

Mas, além das suas funções vitais e práticas, a árvore tem uma forte natureza mágica. 

Ela é universalmente considerada um símbolo do relacionamento entre céu e terra. 

Com sua estrutura vertical – o tronco – a árvore estabelece um eixo simbólico de ligação entre o mundo físico e o mundo divino.  

Por outro lado, seus galhos, ramos, folhas e frutos reúnem toda uma comunidade de aves, insetos, répteis e pequenos mamíferos, o que é um símbolo da infinita diversidade da vida.

Cada ser humano, como cada árvore, é uma miniatura e um resumo do universo. 

Esse é um dos motivos pelos quais temos tanto a ganhar convivendo com as árvores. A experiência de comunhão com elas faz parte de uma comunhão maior com toda a natureza e liberta a alma humana de seu sofrimento. 

O humilde e silencioso crescimento de cada árvore é um símbolo cósmico da transformação do que é pequeno no que é grande, do que é potencial no que é real. 

Mas a popularidade universal das árvores não impediu a sua constante destruição em função de interesses materiais de curto prazo. 

O simbolismo universal das árvores é rico e complexo –  e estimula a busca da sabedoria. 

Cada espécie de árvore irradia uma influência e uma vibração próprias, que os seres humanos buscam descrever com palavras. 

O espírito do cipreste, por exemplo, representa a imortalidade. 

O pinheiro, a árvore escolhida para as festas de Natal, é outro símbolo da vida espiritual.  

A acácia representa a verdade, assim como o sicômoro simboliza a bondade.  

O carvalho é a árvore de Zeus, de Júpiter, e simboliza a força divina e o eixo do mundo. 

A aveleira, que dá a avelã, representa a fertilidade e ainda fornece a madeira de que são feitas as varinhas mágicas. 

A figueira e a oliveira simbolizam a abundância. A figueira também pode representar o eixo do mundo, como o carvalho. 

A videira é uma árvore sagrada tanto na tradição egípcia como na antiga Israel, e alguns a associam à Árvore da Vida. 

A mamona –  que aparece na breve história bíblica de Jonas – simboliza a imprevisibilidade do futuro e nos ensina o desapego. Ela nos faz lembrar que,   apesar das aparências, a  vida  raramente é linear e contínua.  

Os significados e as influências espirituais das árvores são inesgotáveis.  

Em diferentes momentos da nossa vida, cada árvore – em um parque, uma rua ou um quintal – traz a nós mensagens diferentes. Devemos estar abertos ao diálogo silencioso com estes seres benéficos. Há inúmeras vantagens nisso.

As árvores estão entre os habitantes mais sábios e evoluídos de todo o reino vegetal. Há inúmeros relatos de que elas são capazes, à sua maneira, não só de receber os nossos sentimentos de amizade mas também de responder a eles. 

Nossa pobre inteligência humana só tem a ganhar quando percebemos a inteligência das árvores. 

O conteúdo das lições que elas nos trazem, porém, depende da nossa capacidade de deixar de lado as coisas pequenas, que pensamos que conhecemos, e de abrir-nos para a magia da vida."  













 

Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 20/09/2008
Código do texto: T1188356
Classificação de conteúdo: seguro