A pretensiosa vaidade entendida como ausência de humildade.

Nós, seres humanos, plausíveis de erros e detentores de conceitos por vezes desordenados, devemos nos preocupar e policiar nossas atitudes, principalmente com o que falamos e escrevemos. Caso tenhamos esse procedimento, estaremos respeitando e valorizando o semelhante que, em contrapartida, entenderá o nosso comportamento como ético e respeitoso.

Esporadicamente, deparamo-nos com escritores que utilizam a prática da pretensão e do menosprezo a autores aos quais se referem como inferiores, colocando-se como se fossem os donos da verdade. Triste pensamento tem o arrogante e vaidoso cidadão, uma vez que no seu próprio texto pode ser constatado erro primário que desmorona toda a sua altiva tese.

Portanto, conclui-se que a humildade e o respeito são conceitos peculiares aos educados e inteligentes.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 22/09/2008
Reeditado em 05/11/2008
Código do texto: T1191781
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.