P Á S C O A

P Á S C O A

A palavra PÁSCOA vem do hebraico PESSACH, significando passagem, vida nova. O PESSACH é uma festa judaica que comemora a libertação do povo judeu do cativeiro do Egito e a passagem através do Mar vermelho, conduzido por Moises.

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, Páscoa (do hebraico PESSACH significando passagem) é um evento religioso Cristão, normalmente considerado pelas Igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade.

A palavra Páscoa vem exatamente do nome em hebraico da festa Judaica à qual a Páscoa Cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico “Passagem” – comuns às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera e Judaicas (da escravatura do Egito para a liberdade na terra Prometida).

Dizem alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (ovos de chocolate, ovos coloridos e coelhinhos da páscoa são resquícios culturais das festividades da primavera em honra de Eostre ou Ostera – deusa da fertilidade e do renascimento, na mitologia nórdica e mitologia germânica).

A Igreja Católica adaptou este ritual no principio do primeiro milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da cultura chamada de Páscoa. Assim, a decoração dos ovos de Páscoa mantém –se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da Primavera.

A data da comemoração da festa da Páscoa Cristã foi fixada no Concilio de Nicéia, no ano de 325 depois de Cristo. Assim a Páscoa Cristã é comemorada (segundo os costumes da Idade Media e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (que no hemisfério sul é Outono e a data ocorre entre os dias 22 de março e 25 de abril).

Segundo a Igreja Católica, Páscoa significa Ressurreição, vida nova e comemora o renascimento e a Ascensão de Jesus Cristo aos Céus.

A Páscoa é antecipada pela Quaresma, um tempo que dura 40 dias e inicia na Quarta feira de Cinzas, terminando no Domingos de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

Portando, para a Igreja Católica e para nós cristãos, a Páscoa é um tempo de renovação, vida nova, e maior aproximação com Deus.

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 02/10/2008
Reeditado em 16/08/2010
Código do texto: T1208175