A BIBLIA REVELA O FUTUTURO DAN. 2. 1-23

A BÍBLIA REVELA o FUTURO - DANIEL 2.1-23

Você acha que Deus volta-se para você , ou Ele o deixa a critério do acaso?

Será que Deus se preocupa com a futuro do nosso mundo?

Veja o que lemos em 1 Pedro 1: 19 - “TEMOS ASSIM TANTO MAIS CONFIRMADA A PALAVRA PROFÉTICA

CA , E FAZEIS BEM EM ATENDE-LA, COMO A UMA CANDEIA QUE BRILHA EM LUGAR TENEBROSO, ATÉ QUE O DIA CLAREIE E A ESTRELA DA ALVA NASÇA EM VOSSOS CORAÇÕES”.

Como é importante a luz nos lugares escuros, assim, são as profecias das sagradas escrituras.

O povo preocupa-se com os acontecimentos do futuro; interrogam a si mesmos , e cada dia mais, perturbam o espirito, sem chegar a um denominador comum.

Nabucodonosor, rei de Babilônia , teve um sonho muito impressionante, ele, como nós hoje, estava preocupado com o futuro, e nessa preocupação, esqueceu o que havia sonhado.

Ao turbar-se notou que jamais lembraria do sonho.

Convocou os magos os encantadores, os feiticeiros, do seu reino para que adivinhassem o sonho.

Nabucodonosor , irou-se tanto que mandou matar os sábios de Babilônia, porque não conseguiram dar-lhe a interpretação. Havia no reinado , um profeta pôr nome “Daniel” que também foi incluso na sentença de morte.

Porém, pediu um prazo para dar ao Rei uma solução concedido o prazo, foi para casa, e com os seus companheiros: Misaque, Sadraque e Abdenenego, rogou a Deus misericórdia a fim de que não morressem, e Deus os ouviu dos Céus, e revelou a Daniel, o que o Rei sonhara , bem como o significado do sonho.

E falou ao Rei assim:

“Tu, o Rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua. Esta estátua, que era grande, e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti; e a sua vista era terrível”

“A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e seus braços de prata; o seu ventre e suas coxas de cobre; as pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.”

“Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem mão , a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.”

“Então foi juntamente esmiuçado o ferro , o barro; o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar para eles; mas a pedra que feriu a estátua, se fez um grande monte, e encheu toda terra”.

Isto se deu precisamente no ano 603 A.C.

O Profeta disse então ao Rei:

a) Vss. 37,38 = Tu , o Rei ...és a cabeça de ouro.

Esta declaração mostra-nos que a cabeça de ouro simbolizava o poderoso e luxuoso império Babilônico, mas, a sua glória, devia passar.

b) depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu...

Esse reino seria o Medo Pérsia, representada pelo peito e braços de prata. Em 539 A.C., Ciro, o General Persa, derrotou o império Babilônico e estabeleceu a segunda potência Universal.

c) e um terceiro reino de bronze , o qual terá domínio sobre toda terra. V. 39

Duzentos anos depois , especificamente em 33l A.C. , a Medo Pérsia caia, derrotada pelas forças da Grécia comandada pôr Alexandre o Grande.

Esse domínio foi o mais extenso que existiu até então.

O ventre e quadris, de bronze da estátua, representava esse império, que também daria lugar a um outro império universal.

d) Vss. 40 - “O quinto reino será forte como ferro”.

As pernas de ferro estava simbolizando o quarto império.

Foram três campanhas militares, que concretizaram a vitória de Pidna no ano 168 A.C..

Roma dominou o reino da Grécia e tornou-se a quarta potência mundial. Dominando o reino, o reino da Grécia. Esta foi a mais extensa, portanto a que mais durou.

O Imperador Romano, Cesar Augusto, era o soberano desse império quando nosso Senhor Jesus Cristo nasceu. Jesus e seus apóstulos viveram durante o período representado através das pernas de ferro.

DEPOIS DE ROMA QUEM VIRIA?

“Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, será isso um reino dividido”

Esse reino dividido era Roma. Ela deveria ser divida em dez reinos .

Isto deu-se em 476 era atual. A.D.. O antigo império Romano Ocidental, foi atacado pelos povos Germanicos, e então entrou em colapso, cumprindo-se a profecia: Fracionou-se em dez divisões - tantas quantos são os dedos dos pés da simbólica estátua.

Essas divisões foram: Os francos, que mais tarde viaram a ser a frança;

Os Anglo-Saxões, que mais tarde vieram a ser a Inglaterra;

Os Alemanos, a Alemanha;

Os Suevos, mais tarde o Portugal;

Os Visigodos, a Espanha;

Os Burgundos, a Suiça;

Os Lombardos, o norte da Italia;

Os Vândalos, Hérulos e Ostrógados que mais tarde foram destruidos.

O Ilustre Doutor da igreja latina; São Jerônimo , que viveu de 340 á 420 A.D., autor da tradução das escrituras sagradas em latim, a chamada vulgata; expressou-se da seguinte maneira a respeito da situação do Império Romano: Em nossos dias o ferro se misturou com o barro. Em época anterior não houve nada mais forte que o Império Romano; no entanto, agora não ha algo mais frágil; esta misturado com as nações Barbaras, recebendo deles, o auxilio que necessita. Depois do Império Romano, o querto , não se levantaria outro império universal. Com essa divisão , assim permaneceria.

“Quanto ao que viste de ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com barro.” V-43.

Os homens haviam de tentar unir esses reinos novamente, para formar um quinto Reino Universal, mas fracassariam.

Houve casamentos especialmente entre as casas reinantes. Quando irrompeu a primeira gurra mundial, quase todos as moradores da Europa eram parentes. A Rainha Vitória da Inglaterra, era chamada “Avó da Europa”, quase todos os reis pertenciam á sua Dinastia.

Temos como exemplo: O Rei da Espanha, o Rei da Inglaterra, Etc., todos eram parentes.

Eles brigaram entre si, nessa guerra de tios, sobrinhos e avós.

No final quase todos esses reinos cairam e se transformaram em Repúblicas.

A profecia continua cumprindo-se : Eles não se uniram “por uma parte o reino seria forte, e por outra parte será fragil.”

Carlos Magno, Luiz XIV e Napoleão Bonaparte da França; Carlos V da Espanha; Guerme II e Adolf Hitter da Alemnha, tentaram em vão unir as nações.

Qual foi o motivo do fracasso?

Declarou a profecia: “Não se ligarão um ao outro”.

Estou certo de que muitos estão preocupados sobre o que verá depois ...

“Mas, nos dias destes reis, o Deus dos Céus levantará um Reino que não será jamais destruido;... Esmiuçará e adestruirá todos esses reinos, e será estabelecido para sempre; como viste que no monte foi cortada uma pedra, sem auxilio de mãos e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro”. V-44,45.

Nabucodonosor, viu no sonho que a pedra que esmiuçou a estátua , enchera toda a terra. Esta pedra representa o Reino

de Deus que será estabelecido para sempre.

Na segunda vinda de Cristo se dará isto, serão esmiuçados e destruidos todos os reinos terrestres.

Então virá o fim do mundo sob a intervenção do Criador.

Estamos marchando para o futuro: O Reino Eterno de Deus, o todo poderoso.

A situação do nosso globo se apresenta cada vez mais preocupante.

Prevalecerá porventura o mal sobre o bem?

Do ponto de vista humano, ameaçador é o futuro.

Mas nesse barco universo, o camandante é nosso Deus.

Certo estaremos que se a profecia foi proferida: “Certo é o sonho e fiel a interpletação”. Temos uma firme e gloriosa esperança!

- O Reino Eterno, quando será estabelecido aqui na terra? ( V.44) “Nos dias destes reis”

Quais reis?

Voltemos atras, lembremo-nos das divisões que surgiram com a quada do Império Romano - as nações Ocidentais Europeias.

Vivemos dominados por eles, tempo das nações que foram representados pelos dedos dos pés da estátua, por isso sabemos que o Reino de Deus está próximo.

Os Profetas, Cristo, e os Apóstulos,anunciaram esse reino.

Desde que o pecado arruinou o mundo, Ele tem sido a esperança da igreja e do mundo.

Assim como todas as torrentes de àgua correm para o mar, a história do mundo move-se para o Soberano Reino Universal - O Reino de Deus. Esta profecia atravessou séculos e séculos sempre cumprindo-se em todos os seus termos até aqui.

Fiquemos certos de que, o que ainda não veio virá e não tardará.

Por centenas de anos a prece “Venha o teu Reino” vem sendo dita por milhões.

Em breve o Criador responderá, então a longa noite de escuridão e tragédias terá o seu fim para sempre.

Hoje sonhomos com paz e segurança; naquele dia se tornará em realidade.

Fim

Sabado/30/9/95Eg.

Edgomes
Enviado por Edgomes em 03/10/2008
Código do texto: T1209705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.