FÁBRICA DE DINHEIRO

Senhores médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros fonoaudiólogos, psicólogos e todos os outros profissionais da saúde humana, PELO AMOR DE DEUS, não vejam os seus pacientes como uma fábrica de dinheiro.

Não tratem melhor àqueles que “produzem” mais dinheiro.

Não desprezem aqueles que “rendem” menos.

PELO AMOR DE DEUS, vejam neles as criaturas humanas que são.

Todos somos CRIATURAS vindas do mesmo CRIADOR. Inclusive os senhores.

Deus criou as diferenças, a uns deu o dom de cuidar dos corpos e mentes.

A outros, num determinado momento, a necessidade de cuidados.

Senhores profissionais, cuidem, com alto nível de profissionalismo, empreguem todos os seus conhecimentos e os recursos técnicos.

Mas empreguem com amor, com respeito, da forma que os senhores merecem ser tratados.

Um dia os seus familiares e os senhores próprios, inevitavelmente, serão pacientes também. Estarão na outra ponta do atendimento. Estarão sendo tratados.

Cobrem seus preços justos sim.

O pagamento monetário é a indenização das suas despesas, dos seus esforços, os trabalhos do momento e os do passado, da preparação, dias e noites durante anos de estudos, esforços e até de várias privações.

Vendam, dentro de todos os princípios legais, éticos, morais e técnicos os seus nobres trabalhos, mas com respeito ao princípio humano de cada um.

Todo pouco caso é uma indignidade.

Todo desprezo ao paciente é um pecado.

Todo mau atendimento depõe contra o nome do profissional. E o ofendido sente e conta. E todo mundo acredita. Não creia que é a sua palavra contra a do ofendido.

Não menospreze ninguém, por nada deste mundo.

Toda recusa de atendimento é uma omissão, não me refiro aos termos legais e sim humanos.

Cuidem das pessoas como GENTE que são. Por mais humilde que seja e por mais ignorante que pareça. Ponha amor no atendimento.

Nem todos têm as mesmas oportunidades.

O cifrão ($) não pode ser mais importante do que o irmão.

Agradeçam a Deus todos os dias, melhor se a todo momento, pelos seus conhecimentos, suas habilidades e pelos pacientes que são os consumidores dos seus trabalhos.

Tratem-nos com amor, paciência, competência e MUITO respeito. Carinho também é sempre um ótimo ingrediente.

Que Deus cuide dos senhores com o mesmo amor que os senhores cuidam dos seus pacientes.

( Dedico este texto a todos os profissionais da saúde, inclusive a minha filha que é dentista, a dois sobrinhos fisioterapeutas, uma sobrinha enfermeira, mais dois sobrinhos psicólogos e outra que está se formando em medicina, a um grande amigo que também está fazendo medicina no Rio, e a tantos outros da família ou não que gostariam de se formar e trabalhar cuidando de gente, mas não conseguiram. Como eu não consegui ).

Em 12-11-08.