POETAS DEL MUNDO NO XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA - 2008

* Nadir Silveira Dias

Nossa presença e participação no Congresso Brasileiro de Poesia remonta ao ano de 2006, quando então contávamos com um pouco menos de um ano de existência. Uma excelente experiência que se renovou em 2007 e agora neste ano, ainda com maior abrangência.

E lá estivemos entre o dia seis (06.10.2008) e o dia onze (11.10.2008) em participações próprias e na assistência possível de toda a programação.

A cidade de Bento Gonçalves é tomada de uma efervescência poética e cultural digna de nota, pois se unem o poder público, a iniciativa privada, a literatura, as artes plásticas, o teatro, o audiovisual, cinema e vídeo, as perfórmances poéticas nas praças, de estátuas vivas que a um sinal passam a recitar ou interagir com os assistentes, dentre tantas outras inúmeras apresentações artísticas, do repentista do nordeste ao repentista ou pajador do sul do país.

E uma nota significativa, digna mesmo de muito realce, é o agora denominado Projeto Poetas na Escola, antes denominado Projeto Autor Presente na Escola, que se constitui em objeto de expectativa dos alunos a vinda desses poetas e poetisas às salas de aula, projeto devidamente integrado no processo pedagógico de cada escola municipal ou estadual, de ensino fundamental ou médio.

Neste ano, esteve ainda mais enriquecido o Congresso em razão de duas efemérides raras: 120 anos de Fernando Pessoa (1888-1935) e 100 Anos sem Machado de Assis (1839-1908), em tudo justificadas pelas esmeradas atuações do poeta, ator e performancista Jairo Klein, de Porto Alegre, com o tema “Eu Pessoa e outros eu’s”; do Recital-Show “Machado de Assis cem anos sem”, pelo Grupo Poesia Simplesmente, do Rio de Janeiro; do Recital “Telma em Pessoa”, com Telma da Costa, entre inúmeras outras peças e apresentações sobre essas efemérides que aconteciam em outros locais, nos mesmos horários, as quais, por isso mesmo, não conseguiu o signatário a elas comparecer.

Obtivemos da Coordenação do evento – Ademir Antonio Bacca – Cônsul de Poetas del Mundo de Bento Gonçalves, a participação própria em dois momentos de cerca de uma hora cada um, além de outro de cerca de quinze minutos.

No dia sete de outubro (07.10.2008) realizamos a abertura da nossa participação no Salão de Festas do SESC, com cerca de 25 inscritos, cujo tempo não permitiu a manifestação senão de 15 participantes, pois recebemos a visita e a participação do poeta Rubêm Vedoya (Rubén Horacio Vedoya y Vedoya), de Las Breñas, Chaco, Argentina, além das meninas fundadoras de uma Biblioteca Comunitária em Bento Gonçalves, já com cerca de cinco mil volumes.

Elas são vizinhas e decidiram com o apoio dos pais buscar doações para formar uma biblioteca com fim de estimular a leitura entre seus demais vizinhos e colegas de aula. Emanuele tem nove anos e Tainá, dez anos. Um exemplo a ser seguido. Elas são notícia no Brasil e agora também na Argentina. Parabéns!

Manifestou-se o signatário, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Rio Grande do Sul, RS, ao fazer a Abertura trazendo o abraço de Delasnieve Daspet, Coordenadora dessa parte da programação do Congresso, impossibilitada de comparecer, seguindo-se os Pronunciamentos de Francisco Sérgio Souza de Araújo, Poeta del Mundo em Fortaleza, CE; de Sônia Maria Grillo, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Espírito Santo, ES; de Ge Fazio (Geni Martins Fazio), Poeta del Mundo em Vitória, ES; de Deth Haak, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Rio Grande do Norte, RN; de Sandra Almeida, Cônsul de Poetas del Mundo do Estado de Rondônia, RO; de Rosa Helena Pimentel, Poeta del Mundo em Belo Horizonte, MG; em belíssima perfórmance canto-estético-musical lembrando Guimarães Rosa (1908-1967); de Bilá Bernardes, Cônsul ZNE de Belo Horizonte, MG; de Alcione Sortica, Cônsul de Auxiliadora, em Porto Alegre, RS; de Alba Albarello Aras, Cônsul de Poetas del Mundo em Erechim; RS; de Juçara Valverde, Poeta del Mundo no Rio de Janeiro, RJ; de Mário Osny Rosa, Cônsul de Poetas del Mundo em São José, SC; de Dora Dimolitsas, Poeta del Mundo em São Paulo, SP; de Kedma O’liver, Poeta del Mundo em Santos, SP; todos com breves relatos de suas atuações nas respectivas origens.

No dia nove (09.10.2008) realizamos o Recital “Mãos que falam poesia”, criação sob a batuta de Delasnieve Daspet, elogiado por todos e também pelo artista plástico Guilhermo, de Piriápolis, Uruguai, de modo espontâneo e por interesse artístico de informar que gostou muito dessa nossa perfórmance.

O poema “Escola de Paz”, do livro “Pazeando”, de Delasnieve Daspet, foi declamado pelo signatário tanto na Abertura, quanto no Recital, e também na Escola Santa Helena, para a Turma do EJA, em Caravana da Casa do Poeta Latino-Americano que integrei enquanto 1º Vice-Presidente, e em outros momentos durante o Congresso.

A última parte de nossa atuação específica contou com a projeção de Vídeo-Poesia, por Mário Osny Rosa, Cônsul de Poetas del Mundo em São José, SC; apresentada antes da anteriormente citada, por razões técnicas.

Além disso, estiveram e atuaram inúmeros outros Poetas del Mundo com apresentações e ou atuações próprias, como é o caso de Irem Toal, Cônsul de Rancagua, Chile; Raquel Martínez Martínez, Cônsul de Montevidéu, Uruguai; Tereza da Praia, Cônsul de Cruzeiro, DF; Fátima T. Borchert, Cônsul de Rio das Ostras, RJ; Luiza Porto, Cônsul Zona Norte de São Paulo, SP; Cláudia Gonçalves, Cônsul de Camaquã, RS; Maria Clara Segóbia, Cônsul ZSO de Porto Alegre, RS; Sonia Maria Ferraresi, Cônsul ZSE de Porto Alegre, RS; Ronaldo Werneck, Cônsul de Cataguases, MG; de Marinês Bonacina, Cônsul Z-ENE de Porto Alegre, RS; Carmem Vervloet, Poeta del Mundo em Espírito Santo, ES; de Izabel Eri Camargo, Poeta del Mundo em Porto Alegre, RS; de Floreny Avila Ribeiro, Cônsul Z-SSO de Porto Alegre, RS; de Elfuni Zaniol, Poeta del Mundo em Porto Alegre, de RS; de Lígia Antunes Leivas, Cônsul de Pelotas, RS; de Maria Santos Rigo, Cônsul de Canoas, RS; de Tchello d'Barros, Cônsul de Maceió, AL; Lu Oliveira, Cônsul de Ilhéus, BA; além de Solange Soares Bento Ramalho, de Planaltina, Goiás, GO; e Sigrid Spolzino Porto Pontes, de Brasília, DF; dentre outros que ainda não fizeram o registro de sua participação antes desse artigo.

Desse modo, topicamente, viu-se e integrou-se o Movimiento Poetas del Mundo, de 14 de outubro de 2005, em Santiago do Chile, por seus Poetas del Mundo de vários pontos do planeta, no XVI Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves, RS, Brasil, neste ano de 2008.

Matéria composta para a Embaixadora para o Brasil e Sub-Secretária Geral para as Américas, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 12 de outubro de 2008 às 18h00min.

Confira:

http://www.poetasdelmundo.com/verNot.asp?IDNews=1298

* Jurista, Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Cônsul de Poetas del Mundo do Estado do Rio Grande do Sul

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 21/11/2008
Reeditado em 21/11/2008
Código do texto: T1295464
Classificação de conteúdo: seguro