MINHA MENSAGEM

Uma vez recebi um Tantra Totem (Instruções para uma Boa Vida), de autoria desconhecida (Tentei achar assim mesmo), vindo do Nepal (Nunca tinha ouvido falar desse lugar). A partir dele, refleti muito, cortei o que não condizia com o que penso, modifiquei parte dele (pode-se dizer, parafraseei) e coloquei muito mais texto do que já existia, ou seja, redigi a minha própria mensagem de vida. Talvez, seja o caso de quem leia o meu texto fazer o mesmo, afinal, cada pessoa tem sua forma de ver o mundo. Fica aqui este desafio.

A seguir, um grupo de cinqüenta procedimentos que acho necessários para se conseguir uma boa convivência com as outras pessoas, fazer de você uma pessoa mais feliz e, considero ainda, que serviriam, caso fossem seguidos, para que haja uma vida mais digna no mundo, para todos. São normas (parece muito forte o termo norma), são dicas partindo de uma pessoa simples, não vinculadas, propositadamente, a nenhuma religião, política, grupo social, movimento espiritualista ou filosófico específicos, mas como todos somos resultados do que vivemos, aprendemos e acreditamos, há um pouco de minhas posições, misturadas com isso tudo nele. São ecos que chegaram até mim, falaram comigo e, hoje, eu sou o eco caligráfico de tudo isso, somado à minha própria voz que a esse texto dá vida (há que se dar valor à intencionalidade). Por assim ser, somos muitos autores que o escrevem, apesar de apenas duas mãos o digitarem (até esta fala não é minha, o fenômeno é objeto de estudo da Linguística há muito tempo).

1- Acredite: amar vale a pena! Amar o próximo como a si mesmo, deve ser a primeira regra básica de todos nós, pois não é apenas um mandamento das grandes religiões que moveram a humanidade, é uma sabedoria de vida. Porém, para que isto funcione, é preciso que você ame a si mesmo também. Pessoas em guerra consigo mesmas são, normalmente, agressivas com as outras.

2- Confie no Criador, mas faça a sua parte. A Bíblia ensina: orai e vigiai! É vigiar a si mesmo: se é ou não uma boa pessoa, para poder melhorar-se. Procure agir bem sempre bem e será abençoado. Se, por acaso, for vigiar o outro, procure por suas qualidades e aprenda alguma coisa com ele. Não procure o pior para se espelhar.

3- Acredite e Ore. A palavra proferida com fé opera revoluções.

4- Leia, escute e pronuncie as palavras, mas preste atenção nas idéias. Deixe que somente os papagaios escutem, decorem e repitam as palavras que não entendem.

5- Dê mais às pessoas do que elas esperam. Se o fizer de coração aberto, será sempre menos do que você gostaria e, a cada vez, esta doação fará você uma pessoa mais realizada. Costuma ser o melhor remédio para a depressão.

6- Lembre-se de ter respeito por si mesmo. Aquele que não se respeita, não sabe respeitar o outro. As suas ações têm conseqüências e você é co-responsável por você e por seu próximo. Não seja mais um a dizer: Deus quis assim.

7- Faça amor, não faça apenas sexo. Somos humanos, não animais sexualmente descartáveis. Devemos nos lembrar que, quando fomos concebidos o nosso coração bateu antes do nosso órgão genital aparecer. Quando se deitar com alguém, que seja alguém que, a seu ver, pode vir a ser ou já seja o(a) seu(sua) companheiro(a) e por quem tenha carinho e respeito. Não se deve profanar o ato do encontro de dois seres humanos. Sem fazê-lo desta forma, não estará sendo esperto(a) e desrespeitará não apenas a outra pessoa, mas a você mesmo. Os danos podem ser grandes.

8- Procure conhecer uma pessoa melhor antes de se casar e, de preferência, case com alguém com quem adore conversar. Quando ficarem juntos, por muito tempo, isto será tão importante quanto todo o resto.

9- Quando escolher o(a) seu(sua) companheiro(a) de caminhada e disser: "Eu te amo", que seja verdade. Ame com sinceridade e profundidade. Mais ou menos é coisa de medíocres e oportunistas.

10- Em desentendimentos, brigue de forma justa: sem palavrões e maus tratos. Enfoque a situação atual, sem reviver o passado, para não pesar demais. Quando sentir que errou e dizer: "Sinto muito", olhe a pessoa nos olhos e sinta mesmo.

11- Lembre-se de que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos. Você se expõe. No entanto, não seja covarde, envolva-se! Nada neste mundo nos pertence, mas podemos preservar o que conquistamos de bom, mantendo-o, com atenção e carinho.

12- Quando estiver se alimentando ou fazendo amor (mantendo relação sexual com alguém de quem você gosta muito) esqueça-se de todo o resto e se concentre. Dê a estes momentos toda atenção que puder, pois são ímpares e, assim, devem ser considerados. O amor cria a vida e o alimento a mantém vibrante. Dessa forma, vai poder desfrutá-los melhor.

13- Tem pessoas que casam pelos motivos errados e escolhem as pessoas erradas, causando a si mesmos e aos outros a impaciência, o desrespeito, o desamor e a infidelidade dentro do casamento, que já estava fracassado antes mesmo de começar. Sem acreditar no amor, casam por algum tipo de interesse, ou seja, não se casam, negociam. E como todo aquele que se vende sente desconforto e todo aquele que 'compra' alguém, não se sente amado, lembre-se que o melhor relacionamento é onde as pessoas se amam mais do que têm necessidade uma da outra. Não que seja errado precisar do outro, mas tem gente que confunde dependência com amor; outros não, usam o outro. Mesmo a necessidade e gratidão um dia acabam e costumam nem existir em relações que começam por interesse.

14- Não culpe seus pais por situações difíceis. Talvez eles não tenham tido instrução, capacidade ou coragem suficientes para realizar mudanças. Isto não tira de você a responsabilidade de tentar e conseguir mudar sua vida.

15- Converse com a sua mãe de vez em quando, nem que seja só para perguntar se está tudo bem e, se puder, faça um carinho nela. Se ela não estiver viva, escolha outra pessoa mais velha por quem você tenha simpatia.

16- Não deixe escapar as melhores pessoas e os melhores momentos. A vida é curta e, talvez, não tenha esta chance novamente.

17- Uma atmosfera de amor e carinho, ao seu redor, é muito importante. Faça tudo que puder para criar um ambiente de tranqüilidade e harmonia, ao seu redor.

18- Deseje sinceramente: "Saúde", quando alguém espirrar; "Boa Sorte", para quem vai em busca do que deseja.

19- Não ria dos sonhos de outra pessoa, nem desista dos seus. Ali tem mais vida e sentimento que você possa supor.

20- Quando escolher alguém para ser próximo de você: seu amor e seus melhores amigos, veja se consegue conviver com seus defeitos a longo prazo. As pessoas não vão mudar só porque você espera isto delas. É injusto exigir do outro as qualidades que ele não tem. Esta mudança só ocorre espontaneamente e, cada um só muda a seu tempo e quando sente necessidade. Nós já nascemos com a nossa família, mas podemos escolher as outras pessoas que vão estar mais perto de nós.

21- Compreenda o outro, mas goste de você. Quem maltrata, de qualquer maneira, mesmo àqueles que ama é sádico e isto é uma anomalia mental, precisa de ajuda, compreensão e acompanhamento psicológico para mudar. Se isto não resolver, a distância resolve esta situação. Esta pessoa precisa de alguém que saiba lidar com esta situação e mudá-la. Se você tentou e não conseguiu é porque não lhe cabe esta tarefa. Agora, quem aceita os maus tratos e acredita que alguém precisa deles, é masoquista, contaminou-se com o outro lado da doença de quem o agride; precisa gostar mais de si mesmo.

22- Não julgue a pessoa pelos seus parentes ou pelo que dizem dela, procure olhar com os olhos do coração. Não haverá um ser humano que seja querido por todos e também nenhum a quem ninguém queira bem.

23- Seja esperto! Aprenda as regras: como as coisas funcionam. A vida, as pessoas... Tudo tem uma forma própria de funcionar.

24- Não seja agressivo. Isto afasta as pessoas de você e fecha as portas para alcançar seus objetivos. Grite, ameace e pode não conseguir o que deseja; pode continuar esperando; não ser atendido; ter uma briga; fazer algo de que possa se arrepender. Com muita sorte, será atendido na primeira vez, mas nem te receberão na segunda.

25- Aprenda a maneira certa de falar com as pessoas. Sem ela, podem não considerar o que você diz. Antes de ter a consideração dos outros, é preciso ter consideração.

26- Fale menos e pense mais. Não é à toa que temos dois ouvidos e uma só boca. O Nosso Criador sabe o que faz.

27- Nunca interrompa quando alguém te elogia ou dá um conselho. Ainda que não concorde, pense no assunto. As pessoas costumam enxergar na gente coisas que ainda não reparamos. Olhamos muito para o outro e, às vezes, esquecemos de olhar para nós mesmos.

28- Quando alguém perguntar algo que não queira responder, por ser particular, pergunte o porquê antes de ficar em atitude agressiva. Pode haver um bom motivo. Se for apenas curiosidade, sorria e ignore. É falta do que fazer do outro. Lembre-se que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.

29- Cuide da sua própria vida. Não se julgue dono(a) da verdade. A verdade de cada um é relativa ao que aprendeu a acreditar e cada pessoa tem seu próprio caminho. Se errar, é porque precisa aprender e a própria vida se encarrega de ensinar. Cabe ao Criador julgar.

30- Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade. Num mundo cheio de jogos esportivos e concorrências sociais, precisa-se ter limites.

31- Quando você se der conta que cometeu algum erro, tome as atitudes necessárias. Não deixe para depois o que pode ser feito agora, principalmente, se for um bem ao semelhante, quanto mais um pedido de perdão somado à tentativa de reparar o mal feito. Este pedido, se for concedido, será um bem a quem perdoa e a você mesmo, que é perdoado, pois irá livrá-los do peso do rancor e da vergonha.

32- Assista menos TV, leia mais livros, decore o seu poema favorito, abrace um amigo, visite um lugar bonito.

33- Não amaldiçoe nem destrua o lugar onde vive, aprenda a melhorar o que já existe e, se possível, construir coisas novas. Sua casa e seu trabalho devem ser cuidados por você, pois deles depende o seu conforto e dos seus. Se sua casa ruir ou sua empresa falir, que não haja contribuição do seu desleixo, mas que seja por acontecimentos que escapem à sua interferência. Assim, terá merecimento de coisa melhor.

34- Uma vez por ano, vá a algum lugar onde você nunca esteve antes. É preciso ampliar nossos horizontes para melhor apreciar a grandiosidade da obra do Criador.

35- Se ganhar muito dinheiro, ajude os outros. A melhor satisfação da riqueza é fazer as pessoas felizes. Se uma pessoa que consegue muito dinheiro passa a sua vida apenas tentando ampliar esta riqueza, ela se tornará a sua decadência como ser humano, destinado a ser livre e feliz, pois será um escravo de sua própria ambição e, infeliz, nunca terá o bastante.

36- Lembre-se que não conseguir o que deseja, às vezes, é um golpe de sorte. Podia não ser tão bom assim; noutras, é uma aprendizagem para os dias vindouros, portanto, quando você tiver alguma derrota, não deixe de aprender a lição.

37- Abra seus braços para mudanças que se fazem necessárias na sua vida, mas não abra mão de você mesmo, à toa, só para agradar aos que são apenas conhecidos.

38- Não acredite em tudo o que você ouve, nem gaste tudo o que você tem. Tenha ouvidos para ouvir, mas cérebro para pensar. Tenha sempre uma reserva financeira, pois todos podemor ter tempos difíceis.

39- Passe sempre algum tempo a sós, escute sua voz interior. Há uma consciência divina dentro de você.

40- Não se considere absoluto ou insubstituível em nada. Tem sempre alguém pior ou melhor do que nós em tudo. Cada pessoa tem seu próprio potencial e limite. Não fique se medindo com os outros. Portanto, seja o melhor de você, julgue seu sucesso pelo quanto teve que lutar e tenha orgulho de suas próprias conquistas.

41- Ensine o que você aprendeu de bom. É a melhor forma de alcançar a imortalidade, pois estes conhecimentos serão repassados a outras gerações.

42- Caráter é a forma como você se molda diante da vida, a sua marca no mundo. Lembre-se que seu caráter é seu destino. Temos exatamente o que merecemos pelas coisas que fizemos ou por outras que deixamos de fazer. Portanto, tenha sabedoria para agir, mas não se acovarde com o que tem que fazer.

43- Pense, para agir com sabedoria antes de prosseguir. O Criador não nos quer infelizes. Nada de ruim vem Dele. A infelicidade humana vem do pecado, que significa erro. O ser humano é livre para escolher seus caminhos, mas paga pelos seus erros. Procure ser feliz! Viva uma vida boa e honrada, assim, quando ficar mais velho irá aproveita-la mais uma vez, pois lembrar vai ser gostoso.

44- Lembre-se que só o amor constrói e leva à paz e à felicidade. Rancores e disputas fazem das pessoas seres armados. Arma significa instrumento de defesa ou ataque. Todos os armados têm medo de alguma coisa, se não o tivessem, não usariam armas. Ninguém se arma para atacar ou defender-se do que não teme. Se você não quer proceder desta forma por bem, faça-o pela inteligência, pois nem o homem, nem a nação mais bem armada do mundo estão a salvo. Todo ataque semeia um futuro contra-ataque. E caso se estabeleça o vai-vem, não haverá nem paz nem prosperidade de ambos os lados.

45- Lembre-se da “Lei do Retorno” que todas as religiões, seitas e cultos proclamam. Nossas ações e palavras são formas de energia que vão e voltam em forma de bumerangue. Tudo que nós fazemos de bom ou ruim, para qualquer pessoa, volta-se para nós mesmos, nem que seja na pele de outra pessoa que não aquela. Por isso, devemos sempre passar o que é bom para o outro.

46- Se cada um olhar para seu próximo e cuidar dele, todos seremos cuidados por uma consciência solidária que será universal. O próximo até mesmo pode estar distante, mas você não será bondoso se mandar uma tonelada de alimentos para um país distante se o seu

vizinho passar fome. Ele é o seu próximo em primeira instância, o que não impede que você também auxilie a quem está distante.

47- Não desmereça o outro para se valorizar. Valorize-se pelo exemplo. Que suas qualidades sejam realçadas por seus próprios méritos. Que esse seja o motivo de suas conquistas!

48- A pessoa nunca deve se exaltar e também nunca deve se humilhar (no sentido atualmente convencionado da palavra), mas deve praticar a doçura no trato com o seu semelhante.

49- Vivemos numa comunidade universal, mais evidenciada pela globalização e, se o Criador deu ao homem o livre arbítrio, não seja você a querer mandar na vida alheia! Lógico que este direcionamento salvaguarda que o “direito de um vai até onde chega o direito do outro”, síntese básica da Lei da Boa Convivência e das Leis dos Direitos Civis (que chama a atenção para mais uma lei, e essa é individual, a Lei de Responsabilidade por Seu Próprios Atos, além da própria natureza das coisas, porque ninguém é o que é, simplesmente porque é, cada um tem condições de ser diferente, se quiser).

50- Para a Construção de Um Mundo Novo, ao mundo que deseja paz, deixo uma reflexão maior, com certeza, dita de outras formas, por outras pessoas dos mais variados países e credos, pois considero que seja uma noção que toda pessoa, mais esclarecida, tenha. Quem quiser um mundo melhor, nunca abuse de uma criança nem de um idoso. Uma criança aprende tudo que lhe ensinam e será o homem de amanhã. Ame a criança com pureza de sentimentos. Ensine a criança o amor. O idoso engana com uma aparente fragilidade, ainda que debilitado fisicamente, tem muito para ensinar ao homem do presente e do futuro. Aprenda com ele. Ambos são merecedores de todo amor, um por ser a semente, outro pela gratidão do solo fértil. Os dois precisam do nosso amor e do nosso cuidado todo especial. A criança e o idoso perfazem o começo e o fim de um ciclo centenário. Se pudermos trata-los dessa forma por dez séculos, seremos os escolhidos dos mil anos de paz anunciados: seremos os homens de boa vontade!

* Se já fôssemos assim, não precisaríamos estar lendo estes cinquenta pontos de reflexão, agora, pois já os teríamos inerentes ao nosso comportamento. Aprenderíamos amor em criança, cresceríamos e seríamos adultos, distribuindo o apreendido, e ampliaríamos nossos horizontes constantemente com nossos idosos, de modo que, ao chegarmos a ser um deles, teríamos muito para ensinar também.

...

Viver por estas instruções pode melhorar sua vida. Ensinar isto para outras pessoas que você gosta e precisam de uma sorte melhor, irá melhorar sua vida ainda mais, pois estas podem se beneficiar destes ensinamentos, pois os ares do meio a nossa volta acabam nos tocando. O que é você planta, você colhe. A visão de si mesmo (ego) e a visão do outro (alter) nunca têm um foco completo se você não levar em consideração que, para o próximo, você é o outro. Você não é a única pessoa que percebe o mundo e atua sobre ele.

Por isto, leia-os várias vezes e reflita. Faça as mudanças que achar necessárias e, de repente, faça o seu próprio Tantra Totem, como eu. Tenha coragem! Você começará a notar novidades dentro de você e por você, como se sentir bem. Isto nada tem a ver com superstição ou coisa parecida. É apenas a troca de um carinho positivo, uma forma de amor fraterno e universal, sem excluídos - uma carícia essencial a todos que o lerem.

Como o texto originário, o Tantra Totem, tornou-se célebre, é de Domínio Público e Licença Livre, quem sou eu para fazer desse texto, parte parafraseada, parte derivada, parte inspirada a partir de sua leitura, uma propriedade minha. Podem copiar, modificar... desde que reflitam a partir destas ‘minhas’ palavras, apenas lembrem como eu me lembrei de mencionar de onde veio o seu texto. Se um texto seu vier deste aqui, ficarei muito feliz de ter contribuído de alguma forma, de ter sido sua amiga, sem talvez, nem o(a) conhecer. Se puder, envie-me a sua 'Minha Mensagem' para que eu veja como ficou e, de repente, refletir mais um pouco sobre o muito pouco que cada um de nós capta do mundo e do que nos escapa, até que nos espantemos ao aparecer escancarado diante de nós.

Na verdade, nem é mérito meu este texto estar bom (e sei que está bom), porque considero que de toda obra pronta exposta, haverá alguém que a faça melhor, mas a semente, a primeira idéia tem o seu mérito. Nunca fui ao Nepal, dizem que o Tantra Totem tem origem lá. Desde que o li, fiquei com vontade de conhecer o povo que mora nesse lugar. Imagino que deva haver algo de muito especial lá.

Este é um dos textos que virá nos anexos do meu próximo livro a ser editado, em fase final de redação e revisão, que, por enquanto, tem o título “Religiões, A Eterna Busca”.

Escrito em 2003.

CRUZ, Ana da. Minha Mensagem. Textos: Resenha. Recanto das Letras, 2008. Disponível em URL: http://www.recantodasletras.com.br/autores/anadacruz

...