Esperança do mundo...

Onde está a esperança do mundo?

Talvez alguém diga que na ciência, com seus projetos magníficos e atualíssimos que nos permitirá viajar no tempo menos de um ano até à Superterra.

Será? Eu só consigo crer que não. A nossa esperança não está aí.

Então, onde estará a esperança deste mundo?

Ah! Quiçá no esplendoroso e pomposo país dominador chamado de Estados Unidos.

Quê? De jeito nenhum! Afinal, há muito que os Estados Unidos não são mais unidos.

Ora, então estará a salvação do mundo na religião? É, sim! Na religião! Eureca!!! Em Jesus Cristo, quem sabe? No Buda Sidarta Gautama! Sim, eles sim. Eles podem e poderão no ajudar.

Certo? Ex...rradíssimo! Quê? Jesus Cristo? Buda? haha! Bah!

Ora ora, então a nossa esperança só deve estar em... na... nas estrelas! Isso! Pégasus, junto com seu cavaleiro Hércules, nos ajudará! Sim. Os astros têm algo a nos dizer. Ouçâ-mo-los.

... ... Mas... mas eu não ouço nada! Quiçá as estrelas há muito tenham se calado, quando os babilônios sumiram e os gregos deixaram de crer em fantasias e se entregaram à Filosofia.

Então, pois, diga-me! Onde está, ora, a salvação, a redenção, a esperança do mundo!

Bem, em primeiro lugar, permita-me lhe dizer que não há salvação para este mundo. Não há espança... não há esperança para este mundo.

Ora... ora, ora! Então!...

Deixe-me prosseguir.

Não há mesmo salvação para esta Terra, este planeta Terra que amiúde foi nosso lar e agora corre em disparada na direção do Sol. Não há esperança para este solo onde o homem depositou tantas fezes, tantas porcarias, tantos excrementos. Onde a raça humana se formou. Onde Deus pôs o Éden. Onde tantas descobertas, tantas vitórias, tantas coisas boas se fez e outro dobro de coisas más ainda se faz. Não há.

Mas, porventura, haja esperança para o Homem. Sim, para o homem, talvez. Talvez a nossa alma possa se redimir.

Ah, é? E diga-me, como?

Talvez o homem encontre a solução dos seus problemas, dos seus tormentos, das suas dores... talvez. Mas, sabe... sabe quando... ou melhor, onde o homem encontrará essa solução, que não é uma poção mágica sagrada tampouco um elixir?

Ora, essa é fácil! Em Deus, pois! Finalmente! Em Deus, ora!

Sinto contrariá-lo e entristecê-lo, mas: não! Não, não, não e não. Não é não! Deus não!

Ora Homem, quem lhe ensinou a ser tão ignorante, tão vazio. Quem lhe ensinou a pôr o cérebro para dormir?

A salvação do homem não está onde você procura, nem onde você acha que está. A salvação (que não é salvação) do homem está... no próprio homem, pois. A salvação está na criança, no jovem. Não mais no adulto nem no idoso (porque esses já estão petrificados). A salvação está nesta tenra geração, que sofre os nossos e os seus danos. Aí, pois, a salvação.

Peço, urgente e rogativamente, que salvem nossas crianças, nossos jovens. Dêem livros para eles. Os ensinem a serem autodidatas, a serem autosuficiêntes. Dêem a eles o mapa do tesouro que o próprio Homem-Pirata escondeu. Por favor, antes que seja tarde. Porque nunca é tarde. Mas, quando nunca mais houver "nunca", aí, então, será, realmente, tarde.