TESTADOS E APROVADOS

Já faz milhões de anos que "A NATUREZA" vem testando processos e sistemas. As coisas que não dão certo, e esse não dar certo não tem nada a ver com os nossos interesses particulares pessoais. Se não der certo, segundo os propósitos dela, a natureza. Essas coisas que não deram certo são logo descartadas mesmo. Portanto nós que estamos aqui, vivos e ativos, podemos nos considerar possuidores de um sêlo de qualidade, isto é, passamos por muitas transformações depuradoras. E agora devemos nos convencer de que podemos acreditar em nos . No paragrafo acima falamos da confiabilidade que a natureza nos inspira. Neste segundo parágrafo iremos falar da convivência dentro daquilo que está estreitamente relacionado com a sociedade humana. Achar a sociedade um lugar agradável de se viver demanda um trabalho árduo de aprendizagem, adquirir aquilo que se chama empatia e tolerância. Quando adquirimos o sentimento de gratidão, estamos dando o primeiro passo para o respeito aos valores sociais. Estamos, por exemplo, valorizando o trabalho da costureira que faz a roupa que vestimos, o trabalho da cosinheira que faz a comida que comemos, o trabalho do professor que nos ensinou as primeiras letras, o trabalho do médico que nos examina e nos medica, o trabalho do policial, do garí, da enfermeira, e de tantas outras pessoas que tornam nossa vida social mais fácil e mais gostoza.

Ninguem nasce pronto, tudo que existe de bom ou de ruim em nosso comportamento foi alí posto por nós mesmos. E o que alí puzemos, podemos retirar com um pouco mais ou um pouco menos de esforço. Diz jung em sua teoria de "Inconsciente coletivo" que já existíamos enquanto espécie, antes do ser humano manifestar sua existência como indivíduo. E assim sendo somos apenas mais um capítulo de uma história muito longa. Mas nós que não somos bestas, e ficamos só escutando este eterno bate-e-rebate.