Viver vale a pena???

Caro leitor, um amigo costuma definir nossa peregrinação terrena com desanimada frase:

- A vida é dura, difícil, complicada!

Ao amigo, podemos responder que realmente atravessamos fases difíceis, complicadas, onde nada parece dar certo e tudo conspira contra nós.

Todavia, vale lembrar que a vida têm a cor que damos a ela:

Se a consideramos pesada, densa, recheada de problemas intransponíveis, assim será.

No entanto, se nos mobilizamos por sorrir e procuramos com sinceridade ver o lado bom e o que a vida quer nos ensinar quando tropeçamos, não haverá dificuldades insuperáveis.

Nem só de agruras se faz nosso caminhar, em meio as complicações há infindáveis compensações;

Compensações estas que nos aquecem a alma nos mostrando que vale a pena continuar.

Para tanto, convido o amigo leitor a viajar pela vida, lembrando-se dos doces momentos que coloriram nossa face com sorrisos.

Os amigos conquistados ao longo da jornada nos proporcionando inúmeras alegrias.

O nascimento de nossos filhos.

A alegria de ver o trabalho bem feito dando frutos.

Aquele tão esperado reencontro para matar saudades.

A conclusão de um curso iniciando nova fase em nossa vida.

O início de um relacionamento amoroso.

A consolidação daquele ideal que há tanto almejávamos.

A lista é infinita como infinito são os momentos de alegria e satisfação que experimentamos.

Precisamos nos lembrar com maior freqüência das alegrias vividas!

Porém, temos a malfadada visão pessimista; maximizamos os momentos de dor e percalços e nos esquecemos de celebrar momentos que nos marcaram positivamente.

Assim, não raro, damos início a um processo de flagelação, julgando-nos injustiçados, passando a reclamar com freqüência da vida, do mundo, das pessoas...

E quando entramos nesse clima mental, fica difícil não pronunciar a frase de meu amigo:

- A vida é dura, difícil, complicada!

Amigo leitor, tenho a certeza que após esse passeio pelas delícias existenciais, refletindo nas belezas e alegrias que temos oportunidade de tomar contato, pronunciaremos com orgulho a frase:

Viver vale a pena; e como vale!

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 03/04/2006
Código do texto: T133069