MENSAGENS DE PAZ MEMORÁVEIS

Muitas vezes, vemos textos, que são insuperáveis, somando autores e conteúdos, até mesmo porque as palavras pouco valem sem serem acompanhadas de ações. Dentro desse conceito, disponibilizo a vocês uma seleção minha, de recorte de textos de outros autores, que saiu publicada, junto com letras musicais e outros textos, num manifesto pela paz, distribuído graciosamente na cidade de Belo Horizonte. Espero que gostem.

"Imagine todas as pessoas, vivendo sua vida em paz e você também. Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único".

John Lenonn.

...

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido".

Charles Chaplin.

...

"Meus amados irmãos, venho trazer-lhes uma palavra de fé e de amor. Este sentimento que faz com que nos tornemos fortes perante acontecimentos e desastres inevitáveis. O amor transforma a mãe-terra mansa em um ser que protege a sua prole com força e garra. O amor faz com que tenhamos forças extraordinárias para levar nossa missão em frente".

Madre Teresa de Calcutá.

...

"Minha luta é por uma sociedade democrática livre onde todas as pessoas de todas as raças vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais".

Nelson Mandela.

...

"Se eu pudesse lhe deixar algum presente, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho; além do trabalho, a ação. E quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída".

Mahatma Gandhi.

...

"O amor é a força que abre os corações para as palavras de Jesus e a Sua Rendenção. Aprendi que um jovem deixa de ser jovem e há muito tempo já não é cristão, quando se deixa seduzir por doutrinas ideológicas que pregam o ódio ou a violência".

João Paulo II.

...

"Como católica e brasileira, meu dever é ajudar. As obras não são minhas, são de Deus".

Irmã Dulce.

...

"Não se irrite, sorria. Não critique, auxilie. Não grite, converse. Não acuse, ampare".

Chico Xavier (André Luiz)

...

"Eu corto a dor do que te escrevo e te dou a minha mais inquieta alegria".

Clarice Lispector.

...

" ... Um dia, todos, independente da raça, sexo ou religião se dariam as mãos e, em júbilo, repetiriam as palavras de um velho espiritual negro: Finalmente, livres! Enfim, livres! Graças a Deus Todo-Poderoso, estamos livres!... A injustiça em qualquer parte constitui uma ameaça à injustiça em toda parte."

Pastor Martin Luther King.

...

"A opção pacífica perde o sentido se não tem a possibilidade de ser eficaz. A violência é inquietante e inaceitável. Até mesmo, num único caso de homicídio, já é um caso de morte a mais do que podemos aceitar. Não há lugar para neutralidade. Quando você diz que é neutro em relação a uma injustiça ou opressão, você decidiu apoiar o status quo do injusto. Não queremos ser amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados. Quando você se recusa a partilhar alguma coisa, corre o risco de perder tudo".

Arcebispo Desmond Tutu.

* Considerando o caráter didático-pedagógico, copiem, utilizem, passem para a frente essa mensagem.

* O meu texto "Desabafo" foi criado especialmente para a mesma ocasião e foi publicado no mesmo manifesto. Encontra-se disponível, neste site, para leitura. Estejam convidados!

CRUZ, Ana da. Mensagens de Paz Memoráveis. in AbraçArte BH: A Arte Pede Paz! (Manifesto). Control-Art Editora Gráfica, 2003.

...