O poder do diálogo

Jesus foi o comunicador por excelência, esteve sempre acessível a todos, ensinando que viver é amar, e amar é dialogar, é interagir com o próximo, é colher experiências, é transmitir energia, é passar adiante os conhecimentos conquistados gerando um intenso e salutar intercâmbio de informações, nos mostrando que é imprescindível a vida em sociedade.

E nós, estamos seguindo o exemplo de Jesus?

Estamos dialogando?

Ou estamos colocando inúmeras barreiras para as pessoas terem acesso a nós?

Quantos jovens não enveredam por caminhos tortuosos.... por falta de diálogo entre pais e filhos.

Quantos casamentos desfeitos...por falta de diálogo entre os cônjuges.

Quantas dificuldades em superar mal entendidos... por falta de diálogo entre as pessoas.

Quantos desenganos na vida... por falta de diálogo com os mais experientes.

Quantas dores cultivadas voluntariamente por nos colocarmos inacessíveis as comunicações do alto que nos chegam das mais diversas maneiras.

O diálogo é fiel amigo do convívio harmonioso no ambiente doméstico, profissional e religioso, porquanto, local onde se cultiva o diálogo os entraves são resolvidos sem grandes dificuldades, com as pessoas se colocando acessíveis umas as outras, facilitando o entendimento das idéias, superando as possíveis divergências.

È dialogando que vamos aprendendo a compreender que cada qual enxerga a vida de maneira diferente da nossa.

É dialogando que descobrimos que o que para nós tem grande importância, para o outro pode não representar nada.

É dialogando que vamos aprendendo a respeitar o ponto de vista contrário, a religião diferente e os costumes distantes do nosso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 20/04/2006
Código do texto: T142226