Quem sou eu...?

MENSAGEM: Quem sou eu? Ex 3.11

Exórdio: Amados, esta é uma interrogação tremendamente proveitosa, pedagógica e às vezes tão perturbadora que muitos preferem evitá-la.

Por inúmeras vezes preferimos examinar o outro, preocuparmos com o outro (Pedro preocupado com João, Jo 21.20). Alguns até fazem-se passar por outra pessoa (Jacó, Gn 27.18-24; Gibeonitas , Js 9.3-6; Efraimitas Querendo se passar por gileditas, Jz 12.4-6, Traídos pelo sotaque).

Há pessoas que por incrível que pareça querem viver a vida do outro (imitações).

Só podemos ter um ganho real, um crescimento verdadeiro quando vivemos nossa própria vida e praticamos o que constantemente lemos na Ceia do Senhor, I Co 11.28.

Esta interrogação feita por Moisés poderia ser respondida de formas diferentes, a saber:

I – Antropológica - Sou obra das mãos de Deus.

· Gênesis 2:7 “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

· Salmos 22:9 “Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe”.

· Salmo 139.14-16 “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia”.

Glorifique a Deus por sua existência! Aleluia!

II – Biográfica ou histórica

Cada ser humano tem a sua história, algumas bonitas, outras tristes e marcadas por traumas, como a de Moisés (Narrar).

O encontro com Deus marca o início de uma nova história e a cura de todos os traumas. O Senhor quer curar suas feridas e fazer de você uma pessoa feliz e vitoriosa.

III – Curricular

· At 7. 22 “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras”.

Moisés possuía notória habilidade administrativa, preparo militar, e muitas outras qualificações, porém sua atividade naquele momento era pastor de ovelhas.

Deus tem sua maneira de trabalhar, muitas vezes de forma ilógica. Esperou que Moisés chegasse aos oitenta anos para usá-lo. Oitenta anos Deus trabalhou na vida de Moisés, cada instante, cada dificuldade. O Senhor estava moldando cuidadosamente a Moisés assim como está moldando você. Ele não esqueceu de suas promessas. Não te abandonou. Ele está no controle de tudo e no tempo certo irá de exaltar! Creia nisso e adore ao Senhor!

IV – Diante da Santidade de Deus e da grandeza de nossa missão

Diante do Senhor o homem revela sua verdadeira identidade, quem verdadeiramente é. Desaparecem todas as graduações, as patentes, a pompa, as imitações.

· Jacó no vau de Jaboque, Gn 32.27.

· Moisés sente-se despreparado, sem eloqüência, pesado de boca e de língua, Ex 4.10-12.

· Isaías sente-se impuro de lábios, Is 6.5.

· Jeremias sente-se uma criança, Jr 1.6.

O Senhor não nos escolheu por causa de nossa capacidade, Ele conhece nossa essência, nossas limitações. Ele nos escolheu por sua infinita misericórdia e é Ele quem nos capacita. Ele usa a quem quer e da maneira como quer.

V – Quem somos para Deus?

A resposta a esta interrogação com certeza nos faz mudar de atitude, nos faz andar de cabeça erguida.

· Somos conhecidos e santificados por Deus desde o ventre materno, Jr 1.5.

· 1 João 4:19 “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”.

· Ele deu a sua vida por nós, Jo 10.17-18 “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la...”. A prisão no Getsêmani Jo 18.4-9.

· Somos servos daquele que venceu a morte e vive para todo o sempre.

· 1 Coríntios 3:16 “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

· Temos promessas de Deus.

Conclusão:

Espero que esta mensagem tenha levado você a meditar quem você é, suas fragilidades, suas limitações e o quanto tu és importante para Deus. Tome posição diante de Deus. O Senhor não te ungiu para estar de cabeça baixa, desanimado, infeliz. O Senhor te ungiu para vencer. Ergue a tua cabeça. Tome posse da vitória. Seja cheio do Espírito Santo! Adore ao Senhor!

Amém!!!!!

Elaborado por: Pr João dos Santos Diniz

São João Del Rei – MG,

Pr João Diniz
Enviado por Pr João Diniz em 23/04/2006
Código do texto: T143899