...esperei com paciência!

Salmos 40: 1 – “Esperei com paciência pelo Senhor, Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”.

Que a Paz em sua vida seja mais que um desejo, mas uma realidade. Sei que Deus quer lhe abençoar, ricamente, todos os dias!

Uma das palavras mais contraditórias que conheço é paciência. Geralmente ela está associada aos momentos mais difíceis de nossa vida. Como ter paciência quando todas as coisas estão querendo nos levar ao desespero e às decisões precipitadas? Quando está tudo bem, nem precisamos estar ansiosos, mas quando está tudo mal então é recomendada a paciência! Não é contraditório? Talvez a contradição esteja na maneira pela qual colocamos em Deus nossa confiança.

Senão, vejamos um exemplo: logo que aceitamos as palavras de Jesus como solução para nossas vidas, bate um desejo enorme em querer que todos os nossos familiares e amigos também conheçam e aceitem essa palavra maravilhosa. O que nos é recomendado? Orar entregando essas pessoas nas mãos de Deus e esperar com paciência! Seria certo ficarmos esperando e colocando nossas responsabilidades nos ombros de Deus? Ele até nos ajuda a carregar os fardos, mas a responsabilidade em testemunhar com uma vida exemplar, como quem aceitou viver segundo a Palavra, e levar os familiares e amigos à presença de Deus, como resultado de nosso testemunho, é nossa. Jesus disse que deveríamos ser testemunhas, desde casa até aos confins da terra. Ele disse isso para que entendêssemos que as pessoas veriam nossa vida e quereriam ser como nós, pessoas corretas e que serviam a Deus e ao próximo com amor.

Então me parece que, quando oramos pelos nossos familiares, não devemos cruzar os braços e deixar para que Deus resolva tudo, pois só haverá conversão pela fé, que vem do ouvir e do ver a Palavra testemunhada e vivida pelos servidores de Jesus. Senão não seria preciso Jesus ter dito que pregássemos o evangelho a todas as criaturas. Como podemos pregar? Sendo testemunhas, com vida segundo a Palavra.

Voltando à palavra paciência, ela pode ser uma espera enorme ou bem antecipada, dependendo do que estamos fazendo. Se estamos testemunhando, os resultados podem ser bem mais rápidos. Se, por outro lado, estamos de braços cruzados e esperando que Deus faça a nossa parte, pode demorar bem mais e até anos.

Se entendermos a paciência como fé, aí podemos ficar tranqüilos, pois Deus estará sempre corroborando pelos resultados de nosso trabalho e de nosso serviço pelo próximo. Paciência em Deus pode sim significar confiança, fé e certeza de que em Deus podemos confiar e que Ele cumprirá suas promessas. Veja bem, as promessas feitas pelos pregadores podem não ser as mesmas de Deus. O compromisso d’Ele é com Sua Palavra, sempre!

Muitas bênçãos e muita alegria para você e sua família, na Paz do Senhor Jesus.

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 20/02/2009
Reeditado em 04/12/2019
Código do texto: T1449722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.