Faça o teste ...

Responda mentalmente as questões abaixo:

Domingo ensolarado, você sai a passeio com esposa e filhos, de repente se depara com um carro parado no acostamento e uma família pedindo ajuda:

Qual sua postura?

1 – Ignora o fato pois não conhece a família.

2 – Pára o carro e quando fica sabendo que o motivo é falta de combustível indica o posto mais próximo.

3 – Pára o carro e ao saber que o motivo é falta de combustível corre ao posto mais próximo para solucionar o problema da família.

Alguém berra com você:

Qual sua postura?

1 – Responde na mesma moeda, afinal, ninguém é obrigado a levar desaforo pra casa.

2 – Fica nervoso mas procura se controlar para quê a situação não extrapole.

3 – Releva o fato e entende que naquele momento a pessoa estava nervosa.

Seu colega trocou o carro velho por um bem mais novo:

Qual sua postura?

1 – Fica frustrado, desiludido com a vida.

2 – Sente uma ponta de inveja, mas procura dissipar esse pensamento.

3 – Fica feliz pelo progresso realizado pelo amigo.

Alguém faz um comentário maldoso de outra pessoa na sua frente:

Qual sua postura?

1 – Coloca lenha na fogueira da maledicência com outros comentários.

2 – Escuta pacientemente as críticas .

3 – Muda de assunto para quê a maldade não se propague.

Você esta na rua e acabou de tomar um refrigerante em lata:

Qual sua postura?

1 – Joga a latinha na rua sem grandes preocupações.

2 – Procura um lixo, e não achando, disfarçadamente deposita a latinha no canto da calçada.

3 – Guarda a latinha até achar um lixo reciclável para lá deposita-la.

Este teste não tem qualquer caráter acusador , é sim, um convite a reflexão de nossas atitudes perante a vida.

Como estamos nos comportando frente os fatos do cotidiano que muitas vezes passam despercebidos?

Nos envenenamos com a crítica, inveja, cólera, indiferença?

Azedamos nossa existência com a amarga pedra da má vontade?

Ou:

Utilizamos sempre a expressão evangélica “Façais ao próximo tudo o que desejais que vos seja feito” como bandeira da caminhada?

São meditações que nos auxiliam a compreender nossos valores e nos dizem o ponto em que nos encontramos e onde precisamos nos policiar.

Faça o teste !!!

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 27/04/2006
Código do texto: T146233