Quer crescer? – Tenha Raízes. Vale a pena ler.

Caro, leitor, quando penso em crescimento tão logo tenho lembranças do que são: princípios e moralidade, figurando estas duas palavras, me vem à memória que devo ter RAIZES. Então meu amigo! Quer crescer? – Tenha Raízes. Na natureza toda árvore frondosa tem raízes fortes e saudáveis, sempre que chegam as tempestades não vai ao chão porque suas raízes são fortes e bem fixas no solo, ou seja, tem profundidades, claro tão logo poderá crescer muito, sendo que suas raízes estarão dando muita sustentação.

Querer crescer muitos quer ter raízes nem todos. E por quê? Por que querem TER, e não estão preocupados em SER. TER pode até custar muito, ou seja, ter custo alto, mas SER custará muito mais. SER envolve além de custo, princípios morais, sacrifício, conduta ilibada, honestidade, paciência, perseverança, sinceridade, caráter, ou seja, marcas, melhor dizendo Raízes. Hoje a sociedade modernista propaga uma vida de sentidos ilusórios, fictícia e até emocionalista, se não haver raízes certamente tombará mediante as grandes necessidades que ora poderão bater a nossa porta.

Vemos hoje uma mídia que leva pessoas a ficarem refém de suas armas arrebatadoras, criando idéias precoces, claro que não estou generalizando, mas muitas vêm conduzindo seres humanos ao caos moral e até nojento, e o que é pior dentro de nossas casas. Nossos velhos estão vendo coisas que nunca viram, em contrapartida também nunca foram tão maltratados e humilhados pela sociedade sintetizada e até mesmo pelo sistema governamental.

Nossos jovens estão hoje a mercê do ilusionismo causado por aqueles que não têm raízes, ou perderam elas por pessoas que não tem o mínimo de moralidade e caráter que até falsamente assinalam credibilidade, mas é pura magia, e está a centímetros do precipício. Mas, tem pior, crianças sendo levadas cativa toda sua inocência e muitas até com permissão de seus pais querendo favorecer sua caminhada, mas esquecem que tem que ter raízes fincadas em princípios de respeito e honestidades. Ainda estamos vendo nos dias de hoje um convencionalismo e desrespeito com toda camada da sociedade, Velhos, jovens e crianças, raças, crédulos, e ainda com os patrões, empregados, pai e mãe, filhos e filhas, autoridades eclesiásticas e autoridades que ora estão constituídas para governar e exercer funções para o desenvolvimento da pátria, o que é mais lamentável é o descaso com tanta irreverência com os nossos DOCENTES, veja que mundo estamos... Raízes... Raízes... Cadê elas!!!

Prezado leitor, é preciso em meio a tanto ilusionismos, tantas mentiras, promessa de vida fácil, tantas coisas efêmeras, ficar atentos para que esta ação não infiltre em sua vida e prolifere em sua família, contra tudo isto é preciso que você crie e tenha raízes. Na verdade hoje em dia parece que tudo ou todos os relacionamentos, sendo comercias e familiares entre tantos outros e os sentimentos estão fixados em interesses e não estão pautados em princípios éticos e morais. Também é verdade que hoje temos grande deficiência dos valores éticos, parece que o que mais vale é o dinheiro, poder, o saber, pelo que me faz crer que valores e princípios estão fora de moda. E a vida? Alguém se importa com a ela? Tanta dissonância!

Caro amigo, mas em decorrência de tudo isto hoje vê toda uma história construída e constituída por homens que lutaram para valer os direitos de todos sendo estes valores primordiais que criaram raízes fortíssimas e bem fincadas em honestidades, honras verdades e sinceridades, sendo arremessada ao caos.

Vemos hoje relacionamentos conjugais sendo destruídos e desfibrando-se por qualquer e simples motivos mostrando realmente a falta de termometria e de raízes de compromissos e respeito. E o respeito de filhos para com os pais? Meu Deus cadê as raízes! Também pais amordaçando e sobrecarregando seus filhos com as mais impuras maldades e em muitos casos até atrocidades, estando filhos e filhas suscetíveis aos seus ataques traiçoeiros.

Onde está o respeito pelo semelhante, que alias esta palavra sumiu do vocábulo das pessoas, assumindo a palavra individualismo e o egoísmo. As raízes de amizades vêm em uma onda de desfalque trazendo uma situação de desmaios e até mesmo em muitos casos crueldades. Quando falamos em raízes, tão logo me vem à memória uma palavra do vocabulário português que está completamente fora de moda, e também não está mais no coração das pessoas, claro para quem não tem e nem quer se preocupar em ter raízes, é a Fidelidade. Fidelidade... Ser fiel, primeiramente com Deus, sua família, com sua vida conjugal, com seus amigos, com o trabalho, com o patrão, com o empregado, fiel no trato, no compromisso, fiel com todos aqueles que esperam e depende de você, pois hoje em dia tudo pende a destorcer quando não se cria raízes. Creio e sei que também ainda tem muitos homens e mulheres lutando para fazer valer a honra dos princípios e orientando e educando para que cheguem a realidades de terem raízes profundas. Raízes de sinceridades, de verdades, de pureza, simplicidades, raízes, de luta, de garras, de coragem. Raízes de vergonha, de honestidades, de compromisso e de consideração e honradez. Raízes de fidelidades, de sincronismo, também de sintonia com Deus e compromisso com Ele. Também raízes de compaixão, de compreensão, de perdão, amor e comprometimento, de pontualidade, considerando aqueles que lutaram para fazer valer os princípios éticos e morais. Meu querido se alguma coisa em sua vida está realmente te atrapalhando faça então uma alta analise e tome a decisão de acertar e lute muito para ter raízes que ora em meio a circunstâncias que virão acabarão a nada quando se toma corretamente a decisão certa. Olhe bem pra você e analise como está sua vida perante aos que te amam, você está os fazendo sofrerem, com seus maus costumes, seus vícios, seus altos e baixos, suas oscilações comportamentais? O que mais está atrapalhando sua vida? Você é dono dela, então somente você poderá tomar decisões e atitudes de mudanças. Saiba de uma coisa; Deus não vai mudar sua vida enquanto você mesmo não decidir a isto. Você que tem que escolher mudar ou não mudar? Querer ajuda de Deus ou não? Você é quem decide? Quero te dizer outra coisa, Deus não quer te manipular, pois Deus não é manipulador como os seres humanos, Deus é Deus que te oferece, quanto a querer aí é com você. Jesus disse quem tem ouvidos ouça. Agora querer ou não é problema seu, e não de Deus. Em outra edição eu já falei, mas vou repetir aqui: Deus só vai te ajudar quando você tiver disposição para lutar, caso contrário Ele Deus não poderá fazer nada. Lembre-se que Ele não vai lhe ajudar por necessidades, e sim por fé. Também não vai lhe atender por Dó, e sim por fé. Tudo é por fé. Se for por fé ele agrada-se, caso contrário será impossível, pois está escrito. Meu amigo vou lhe informar ainda uma coisa importantíssima, não depende de religião, nem de posição social, nem ainda de capacidade intelectual, graus, ou de fases, nem de circunstancias, de nada, depende somente de sua fé. Sim, de sua Fé. Somente de sua Fé.

Se você entregar sua vida a Ele, pode contar com Ele, alias conte sempre com Ele. E digo mais somente com Ele. Quando você está em sintonia com Jesus Cristo você terá toda disposição de Deus Pai em sua vida e o Espírito Santo lhe guiará em toda direção que ora você venha precisar. Mas, não se esqueça só depende de sua fé. Então meu amado leitor, Cresça, mas tenha Raízes. Zele por tudo que é honesto, verdadeiro, puro, sincero, real, nada de ilusão, e emoção barata. Sempre com a convicção de raízes, isto é pensando em crescimento. Sigamos os bons exemplos e deixamos os maus. Não vá perder tempo com aquilo que não te dará condições de criar fortes raízes. Você que estuda, pare com esta conversa quando diz; vai que vai... Você profissional de qualquer área valorize e considere aquilo que confiaram a você, faça sua parte. Empresário não jogue fora sua oportunidade.

Meus amigos não queiram preciosismo, vai atrás daquilo que te dá profundidades e seja resoluto com tudo aquilo que for sintético. Tenha raízes e sejam vicejantes como as árvores frondosas. Que Deus em Cristo vos abençoe.

“A vitória de uma pessoa consiste exatamente como ela encara as lutas que enfrenta. A qualidade desta depende do tipo de sacrifício.”

(autor da frase e texto) Paulo Samuel