Foto do Rio dos Sinos, em Santa Maria do Butiá,Lomba Grande/Novo Hamburgo/RS_ de autoria de Denise Severgnini, no dia 16/03/2009

OS DEZ MANDAMENTOS DO RIO DOS SINOS



(1) Amar a Deus sobre todas as coisas e a água do rio, que é fonte para tua vida, como a ti mesmo.

(2) Não protegerás o rio em vão, com palavras, mas através de tuas ações.

(3) Preservarás as matas ciliares, pois as margens do rio e toda a vida a sua volta depende delas.

(4) Honrarás a flora (plantas), a fauna (animais) que vivem às margens do rio, todas as formas de vida, e não apenas a do ser humano.

(5) Não matarás animais sem necessidade, pesca predatória atrapalha a migração dos peixes para seu ciclo reprodutivo.

(6) Não pecarás contra a pureza da água do rio, deixando que a poluição (lixo) suje a que toda população consome.

(7) Não roubarás as árvores nem as terras das margens do rio, condenando as mesmas à erosão.

(8) Não levantarás falso testemunho dizendo que o desmatamento é necessário. A erosão causa assoreamento do teu rio e com ele vêm as enchentes, o escurecimento das águas do rio e a morte dos animais aquáticos.

(9) Não desejarás, para teu bem, que a nascente, os banhados, as águas do rio se envenenem com os lixos e os esgotos industriais e domésticos.


(10) Não cobiçarás a construção de barragens secretas, exploração mineral e a expansão da agricultura, da pecuária e de loteamentos clandestinos às margens do rio, onde é preciso destruir a paisagem. O rio também pertence aos que ainda estão por nascer.

Adaptado por Denise Severgnini de “OS DEZ MANDAMENTOS DA ECOLOGIA” de Ecléa Bosi R.J. 1.976.


"OS DEZ MANDAMENTOS DA ECOLOGIA


1) Amar a Deus sobre todas as coisas e a Natureza como a ti mesmo.
2) Não defenderás a natureza em vão, com palavras, mas através de teus atos.
3) Guardarás as florestas virgens,pois tua vida depende delas.
4) Honrarás a flora, a fauna, todas as formas de vida, e não apenas a humana.
5) Não matarás.
6) Não pecarás contra a pureza do ar deixando que a indústria suje o que a criança respira.
7) Não furtarás da terra a sua camada de húmus, condenando o solo à esterilidade.
8) Não levantarás falso testemunho justificam seus crimes.
9) Não desejarás, para teu proveito,que as fontes e os rios se envenenem com o lixo industrial e doméstico.
10) Não cobiçarás objetos para cuja fabricação é preciso destruir a paisagem. A terra também pertence aos que ainda estão por nascer."

Ecléa Bosi

Nasceu em São Paulo, filha de d. Ema - dos Strambi da rua da Consolação - e de Antonio Correa Frederico, família com raízes em Santo Amaro e Pinheiros.
É professora de psicologia social na Universidade de São Paulo e militante de ecologia.

Obras publicadas por outras editoras:
- Cultura de massa e cultura popular - leituras de operárias.
- Rosalía de Castro: poesias (tradução).
- Simone Weil - A condição operária e outros estudos

comprar.todaoferta.uol.com.br/memoria-e-sociedade-eclea-bosi-ed-cia-das-letras-7Z4G2CYPGT#rmcl

ceuseterra.com/2007/12/21/os-dez-mandamentos-da-ecologia/

(Denise) Que por sua vez, provavelmente,inspirou-se em:

MANDAMENTOS ECOLÓGICOS SEGUNDO VASCONCELOS SOBRINHO


Quem é Vasconcelos Sobrinho?

João de Vasconcelos Sobrinho nasceu em 1908, na cidade de Moreno (PE) e faleceu em 1989, no Recife (PE). Foi professor, engenheiro agrônomo e ecólogo.
Entre outras realizações, foi um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde introduziu a disciplina "Ecologia Conservacionista", a primeira do gênero ministrada no Brasil. Criou o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos e fundou a Estação Ecológica de Tapacurá. Publicou cerca de 30 livros, todos sobre ecologia e conservação dos recursos naturais.


MANDAMENTOS ECOLÓGICOS

- Preservarás a Terra que herdaste dos teus antepassados, conservando, de geração em geração, os seus recursos e a sua produtividade.

- Preservarás a pureza e abundância das águas e a limpidez do ar, para que todos os seres possam usufruí-los sem dano permanente.

- Cuidarás que o solo não venha a perder sua fertilidade, para que nunca falte o alimento para ti e os teus descendentes.

- Pouparás os bens da Terra, tomando para ti somente o que for necessário para tua existência.

- Não destruirás os refúgios dos teus irmãos, os animais, e reservarás para eles uma parte das terras que ocupares.

- Cuida que não venha a desaparecer nenhuma das espécies de animais e plantas que criei, para que não diminua o patrimônio original da criação.

- Eu te fiz herdeiro da Terra e seu administrador, que foi criada para ti como único refúgio onde podes viver em todo o Universo, cuida que esse refúgio não venha a se tornar um lugar de desolação e morte.

J. Vasconcelos Sobrinho

Fonte: Livro Catecismo da Ecologia, J. Vasconcelos Sobrinho, Editora Vozes, 1982 - página 138. – Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2001 - Ano XII

www.viasolo.com.br/Curiosidades05.asp


Depois de muita pesquisa na Internet, consegui resolver o problema das autorias.