De Uma Droga de Vida ou de Uma Vida de Droga, para Uma Vida Real!

Lucas 15.11 – 24:

"Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se".

Entre milhares de espermatozóides no ato da fecundação, fomos escolhidos para a Vida. Recebemos o prêmio, ao chegar ao útero materno: Transformamo-nos em feto. Vida em processo ou em processo uma Vida. Fomos escolhidos para a Vida;

Ao olharmos para a trajetória de nossa vida até aos dias de hoje, iremos ver rostos que já não se encontram mais entre nós. Vidas que se foram. Queridos e amados que partiram desta vida. Hoje, são apenas lembranças. E que amáveis lembranças alguns nos deixaram, não é mesmo? E nós, ainda aqui estamos porque fomos escolhidos para continuar na existência desta Vida.

Deus tem nos escolhido para que aprendamos o verdadeiro sentido da Vida. A Vida que Ele tem escolhido para nós é uma Vida Real! Fomos escolhidos para em Cristo vivermos uma Vida Real. Deus nos escolheu para a Vida Eterna, conforme registrado em João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Entretanto, muitos de nós fazemos a escolha errada fazendo de nossas vidas uma Droga de Vida.

No texto de Lucas 15, aprendemos com os passos do Filho Pródigo a alcançarmos a Vida Real que Deus tem para nós:

Em primeiro lugar, o filho escolheu viver longe do seu pai:

• Isto o levou a uma Droga de Vida.

• Devemos observar que, enquanto na casa de seu pai, aquele filho gozava de proteção, fartura e cuidados especiais. Ele tinha tudo o que necessitava.

• Porém, o seu egoísmo e sua vaidade falaram mais alto. Um pai zeloso, com certeza cobra obediência e cumprimento de tarefas ao filho que ama. Um pai que ama, sempre que necessário, disciplina seus filhos com regras.

• Aquele jovem queria ter uma vida longe das regras e das tradições de seu pai.

• Assim fez uma escolha: (12 a,b).

• Sua escolha errada o levou a uma Droga de Vida: (14,15)

• Um jovem que tinha tudo de bom e do melhor quando estava na casa de seu pai, agora para ter o que comer tem que cuidar de porcos.

• Cabe aqui uma explicação: Para um judeu israelita os porcos eram considerados animais imundos. Tocar num porco, então, era uma humilhação muito grande. Comer a carne de porco, nem pensar!

• Imagine que Droga de Vida aquele jovem estava vivendo!

• Isso tudo porque aquele filho escolheu viver longe do seu pai.

Em segundo lugar, o filho escolheu viver dissolutamente:

• Além de fazer uma escolha que o levou a uma Droga de Vida, aquele jovem passou a viver uma Vida de Droga.

• Uma Vida de Droga é uma vida que é vivida de lamúrias e lamentos; uma vida de reclamações constantes. São aquelas expressões do tipo:

a) "Minha vida é uma Droga, ninguém me ajuda!”;

b) “Minha Vida é uma Droga, nada que faço dá certo!”;

c) “Minha Vida é uma Droga, tudo o que quero não consigo”. Etc.

• Aquele jovem escolheu viver dissolutamente (13).

• Cabe aqui uma explicação: Viver dissolutamente é viver uma vida desregrada. É uma vida de desperdícios e de descontrole emocional, físico e espiritual. Dá idéia de uma vida contra a lei e que abraça um capricho corrupto. Significa ainda um gasto rápido e extravagante, principalmente pela satisfação dos desejos sensuais. Denota não contenção, ou seja: É o insolente fazendo qualquer coisa que seu capricho sugerir, sem medir as conseqüências que hão de vir!

• Ao escolher viver dissolutamente, aquele jovem mergulhou numa Vida de Droga. Com certeza começou a resmungar que tinha sido um jovem de posses e, por isso, não merecia estar vivendo aquela Vida de Droga. Uma vida de humilhação e de murmurações.

• O pai, abrindo mão ainda em vida de sua fortuna repartindo os seus bens entre seus dois filhos, dá a parte que cabia ao mais moço que gasta tudo vivendo dissolutamente.

• Este filho que escolheu viver longe de seu pai e dissolutamente abraçou uma Droga de Vida que o conduziu a uma Vida de Droga (16,17).

Em terceiro lugar, o filho escolheu voltar aos braços do Pai:

• Mas, graças a Deus, aquele jovem ainda teve tempo de fazer outra escolha: Voltar aos braços do seu pai (18).

• Observe que o texto afirma que o jovem não ficou só no pensamento: Ele levantou-se e foi para o seu pai, que de longe o avistou e foi correndo ao seu encontro, recebendo-o com os braços abertos e saudando-o com um carinhoso beijo (20).

• Apesar de toda essa demonstração de carinho aquele filho cumpriu o que havia proposto em seu coração e faz a sua confissão ao seu pai (21).

• Outra coisa que devemos observar no texto é que o pai aguardava esperançoso o retorno de seu filho (20).

• Ele sabia que seu filho ia voltar para casa.

• Ele conhecia a fragilidade de seu filho.

• Agora o filho fez a escolha certa: voltar para os braços do pai.

• Depois de viver uma Droga de Vida que o levou a viver uma Vida de Droga, agora ela passa a viver uma Vida Real (22-24).

Nossas escolhas erradas nos levam a viver uma Droga de Vida que nos levarão a viver uma Vida de Drogas.

mas, se nos dispusermos a voltar aos braços do Pai, ele prontamente nos receberá e nos conduzirá a uma Vida Real.

Satanás tem escolhido homens e mulheres de todas as idades para lhes oferecer uma vida de mentiras e de farsas.

Satanás oferece à humanidade uma Droga de Vida que culminará numa Vida de Droga.

Mas Deus escolheu conceder para cada um de nós uma Vida Real.

Lembra do texto de João 3.16?

Satanás veio para “roubar, matar e destruir”. Jesus, porém, veio ao mundo para nos “dar vida e Vida em abundancia” (João 10.10).

O que você vai escolher?

• Você quer viver uma Droga de Vida?

• Você quer viver uma Vida de Droga?

• Ou você quer viver uma Vida Real?

Deus, o Pai, está esperando cada um de nós de braços abertos.

Deus está pronto para receber você e restaurar a sua Droga de Vida, ou sua Vida de Droga, em uma vida Real com Jesus.

O que você vai escolher?

PaPeL
Enviado por PaPeL em 15/04/2009
Reeditado em 15/04/2009
Código do texto: T1541231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.