1º de Maio - Dia do Trabalho

Dia do Trabalho

Como entender que justamente no dia do trabalho seja feriado ?

Todos deveriam agir com objetivos definidos neste dia e não ‘’descansar’. Deveriam sair as ruas ( isso acontece apenas em grandes centros) para reivindicações como: 13º salário, direito a férias remuneradas, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, diminuição da jornada de trabalho, salário justo, tratamento digno e melhores condições de trabalho, etc. Muitos trabalhadores contratados não são contemplados com tais recursos.

Há alguns anos, ou melhor, desde que entendo deste assunto que fico a me perguntar qual a importancia de decretar feriado justamente no dia do trabalho, se é trabalho, então todos deveriam estar de alguma forma engajados em algum movimento para algum motivo que não fosse passeio livre, bebedeira, comilança (os bares abarrotados de fregueses) ali, então se gasta mais do que se ganha por um dia trabalhado, inclusive algumas confusões são armadas justamente nesta ''folga'' que seria mais ou menos como cita o autor em seguida.

***

‘’As comemorações do 1º de maio, no Brasil, estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.

Com o governo Getúlio Vargas, o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.

A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano.’’ (L. C. Chaves)

***

Então percebo que ao menos por aqui, assim como em toda cidade interiorana, a coisa é bastante pacífica ou apenas esperamos os acontecimentos surgirem como uma onda até que chegue até nós, e a sensação, não é nada animadora.

Para completar, tomei a liberdade de mostrar aqui este texto que me chamou a atenção

* poema de Vladimir Maiakovski

"Meu Maio"

A todos

Que saíram às ruas

De corpo-máquina cansado,

A todos

Que imploram feriado

Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário –

Este é o meu maio!

Sou camponês - Este é o meu mês.

Sou ferro –

Eis o maio que eu quero!

Sou terra –

O maio é minha era!

***

Ótima noite meus amigos !!!

* Obs.: eu havia preparado um poeminha sem muita importancia, quando passei por este trabalho, em meus arquivos, feito a alguns dias e resolvi postar parte dele aqui.

Eny Miranda
Enviado por Eny Miranda em 01/05/2009
Código do texto: T1570817
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.