Respeito...

As pessoas criam regras que não cumprem, impõem comportamentos que não têm, esperam o respeito que não dão e ditam princípios que não seguem.

Respeitar a condição do outro, entender um momento, sem questionar, sem interferir: isso é Respeito.

Reconhecer as diferenças de cada um, perceber que ninguém é igual a ninguém, ter o bom senso de se colocar no seu lugar: isso é Respeito.

Quando o outro toma uma decisão e esta decisão aos nossos olhos é ‘loucura’, e por mais que tentamos falar o contrário e esta pessoa seguir em frente ainda assim – na sua verdade, calar-nos: isso é Respeito.

Dizem amar, dizem confiar, dizem respeitar. Mas no primeiro deslize, na primeira queda, são os primeiros a estarem com as mãos ‘cheias de pedras’, acusando, julgando, tirando conclusões precipitadas, esquecendo de todo o ‘Bem’ que até então se fez.

Não respeitam o Sentimento do outro. Não respeitam o Silêncio do outro. Não respeitam o Interior do outro.

Pessoas assim são marcadas por decepções e frustrações, não conseguindo mais demonstrar seus verdadeiros sentimentos, e quando tentam isto fazer, o fazem com receio. O receio do engano. O receio do: será que errei novamente? Será que são todos iguais?

Esquecem que existem ‘pessoas e pessoas’. Que são todos diferentes, que nada se repete. Na vida não existe ‘duplicata’. Tudo é único, sempre.

E julgar uma pessoa que tenta nos mostrar que é ‘diferente’, que através de atitudes e de exemplos nos mostra isso e ainda assim duvidar, questionar, julgar, sem dúvida alguma, também é falta de respeito.

E por mais que alguém assim nos ‘incomode’, por mais que desperte sensações desagradáveis, ainda assim, devemos respeitar o outro. Pois somos humanos, somos ‘falhos’, e quem nos garante que também não despertamos ‘sensações desagradáveis’ em alguns?

É impossível agradar a todos. Aliás, isto é fórmula para o fracasso.

Valéria Oliveira