Coisas que o dinheiro não compra

Amizades, aquela relação verdadeira, que única digna realmente deste título, é umas das coisas que o dinheiro não pode comprar. Aquela pessoa que você sabe, que já mostrou por suas atitude que você pode confiar nela. Que quando você estiver por baixo, sem nada, ainda vai estar ao seu lado.

Família, a sua confiança, o seu amor. Não é o dinheiro que nos dá isto. E muito infeliz daquele que não tem o carinho, o amor, embora tenha a família. Nada é mais valioso do que os momentos que passamos com estes seres que a vida colocou no mesmo lar que nós, para que possamos juntos aprender a amar a família humana.

Quem não sabe respeitar, valorizar sua família, pode esquecer toda pretensão de caridade aos olhos da sociedade. É a maior das ilusões querer arrumar tempo para visitar orfanatos, fazer doações vultuosas, se os seus entes mais caros são relegados ao desprezo, ao descaso.

Amor próprio, apesar de toda projeção que o dinheiro possa oferecer, não é comprado também. O apreço por si mesmo, indispensável ao equilíbrio da psique e felicidade da criatura humana, não se encontra numa prateleira.

Só se ama quem se conhece, e ao mesmo tempo se aceita. Quem já está a par das potencialidades que dormem no íntimo da alma do ser humano, esperando o toque da vontade, do esforço próprio para desabrochar.

E somente quem já se ama, ao próximo ama também.

Importante, no entanto, não confundir amor próprio com arrogância. Não confundir amor ao próximo com conivência com os erros.

Ah, todos os valores tem sim o seu preço, já que nada vem a nós sem trabalho, esforço, dedicação, ainda que sejam os valores da alam. Aliás, para conseguir estes tesouros temos que trabalhar muito mais duro ainda.

Mas não é com dinheiro que vamos adquiri-los.

E a paz de dormir tranqüilo, cabeça no travesseiro e acordar só no outro dia, sem pesadelos no meio da noite, sem medo do que vai ser amanhã.

Ah, isto com certeza não tem preço e é o melhor de tudo. Pois a nossa consciência é incorruptível, ainda que muitas vezes tentemos engana-la.