simples

Geralmente complicamos, adotamos o pior caminho, nem sempre por ignorância, é uma maneira de aparentar superioridade, no que somos cobrados por um alto valor acompanhado de desgaste e transtornos.

Para que simplificar se pode dificultar?

Passamos por idiota quando recomendamos algo que jamais faríamos e isso é tão comum, quantos “chefes” que pensam que sabem tudo e delegam utilizando aquelas antigas frases:

“Faça porque estou mandando”.

“Quem tem juízo obedece”.

“Você não é pago para pensar”.

Quantas vezes já nos deparamos com algum problema que nos exige muita reflexão, fazemos simulações, recorremos aos nossos arquivos e não conseguimos solucionar. Vamos para casa, tratamos de outras coisas, dormimos e no dia seguinte, quando menos esperamos, vemos uma solução tão óbvia, simples, clara, que não nos conformamos por não enxergar antes.

O conhecimento que adquirimos deve ser empregado naturalmente, impreterivelmente compartilhando com seus colegas, que também darão sua contribuição para enriquecer ainda mais nossa bagagem, isso é uma troca justa, você dá e recebe.

Não seja egoísta em querer guardar para você, posso garantir que em pouco tempo se perderá, você não terá facilidade em buscar e usar, ficará oculto em algum lugar do seu arquivo, enquanto aquele que não tem qualquer preocupação em passar informação, se exercita muito mais e processa tanto no seu banco de dados que vai se familiarizando e a cada dia está mais bem preparado para os desafios que surgirem.

O centralizador gosta de se enganar, tem uma grande preocupação com sombra, evita ensinar porque teme perder seu lugar, com isso, ele sofre, fica desatualizado, não conta com uma equipe de sucesso, seu pessoal não sente motivação e se envergonha do seu comandante.

O líder é mais flexível, liberal, permite o crescimento do grupo, provoca maior responsabilidade tanto individual como coletiva, a motivação flui normalmente, o sucesso e o crescimento são garantidos.

O simples é do bem, tem tudo a ver com humildade e estou convencido de que sempre é possível realizarmos uma tarefa de uma outra maneira, mais simples que a habitual, não devemos nos acomodar e deixar de questionar quanto às opções que temos.

Trocar o pneu do seu carro pode ser simples ou complicado, depende do seu bom humor, da sua atitude, do seu jeito de lidar com a situação.

vladis.fernan@globo.com

Vladis
Enviado por Vladis em 02/06/2006
Código do texto: T168321
Classificação de conteúdo: seguro