AMOR AOS INIMIGOS - EV. MT. 5,43-48

Conversando com o povo que o seguia por toda a parte, louco por ouvir as suas palavras, agora totalmente contraditórias, em respeito àquilo que conheciam. Jesus já dissera a eles que não viera para acabar com a lei do antigo testamento, mas sim, para exigir que elas fossem cumpridas. Era como hoje acontece em nosso Brasil. Existem tantas leis para que a maioria da população as cumpra, porém, para os privilegiados elas são diferentes, têm, sempre, uma interpretação mais branda. Essa injustiça social que graça ,hoje, no mundo inteiro,já existia naquele tempo, por isso Jesus veio e, passa para um discurso que atinge a todos,principalmente, àqueles que tiravam muito proveito das situações.

Passa a falar de maneira bastante clara, a fim de que todos o entendessem. Nesse dia, fala do amor ao próximo, que é a base de tudo o que Deus nos apresenta como seus filhos:Ämai-vos uns aos outros como vos amei". Jesus veio para cumprir e fazer cumprir o Plano Salvífico do Pai e, para que tudo fosse cumprido, assumiu as culpas da humanidade inteira e, embora sendo Deus, a segunda pessoa sa SS.trindade,é sentenciado à morte e morte de curz, onde só os piores bandidos e assassinos morriam; é surrado, chicoteado, da maneira mais absurda, é pregado numa cruz e morre dizendo: "Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem".

Por isso, hoje, relembrando esses detalhes, teremos avivada a nossa fé, no Deus que aprendemos a crer; no Deus que nos ama tanto, a ponto de morrer para nos salvar. Daí as palavras de Jesus nesse evangelho :-"Amai vossos inimigos, rezai por aqueles que vos perseguem; assim vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, que faz raiar o sol sobre os bons e sobre os maus; faz chover sobre os justos e os injustos. "Se amais só aqueles que vos amam, que fareis de especial."

" Não fazem os pagãos a mesma coisa? Sêde, portanto, perfeitos como o Pai é perfeito". Quando Jesus começa a pregar o amor com toda a intensidade e com todas as conseqüências que nos pode causar, assustamo-nos e, timidamente ficamos, às vezes fortes e às vezes fracos na nossa fé. É aí, que devemos reforçar a nossa confiança nos conselhos de Jesus. Amando os que não nos amam, servindo aos que não nos servem; sendo gentis com os que nos tratam mal; enfim, sendo como Jesus e fazendo como Ele fez. Por isso, ele ressuscitou pelo amor do Pai. Por isso ele veio. Para isso o Deus, o nosso Deus do amor, criou um Plano de Salvação para todos, sem distinção. Todos podemos ser salvos , desde que sejamos bons e verdadeiros nesta vida que Ele nos deu. Amém !!! -

Curtba - (B.G.J.) - Bene- 17/07/09