A F I D E L I D A D E

Hoje senti vontade de falar um pouco sobre um tema bastante desgastado e desrespeitado nos dias atuais : FIDELIDADE, que é um dos principais pilares da sustentação da família. Quando duas pessoas, homem e mulher, se encontram, descobrem que se atraem, enamoram, noivam, casam após meses ou anos, não importa. Um processo imenso se desencadeia desde o primeiro olhar. Nos encontros, nas conversas, não fazem outra coisa senão procurar, com palavras e atitudes, provar, um ao outro, que são fiéis e o serão por toda a vida. Quando chegam ao sacramento do Matrimônio então, consumam tudo diante de Deus e de uma comunidade inteira, através de um juramento: -Eu, fulano, te recebo fulana, por minha mulher e te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te, todos os dias da minha vida; depois a mulher repete o mesmo juramento. Ali, a Fidelidade se torna ampla, imensa, ajustando-se a todos os momentos e situações da vida do casal. Quando se pergunta a alguém :- Você é fiel a sua esposa, ao seu esposo? A resposta é sim, sempre relacionada só com o adultério. O adultério, depois do juramento feito diante de Deus, não deve nem ser pensado, ele não deve acontecer nunca na vida dos casais, cristãos e fiéis a Deus. A fidelidade que Deus espera de seus filhos é de caráter geral, é a responsável pela nossa salvação, pelo nosso encontro com o Pai, um dia, na eternidade e, para isso, nossa vida tem que ser toda de fidelidade.

O Homem, por exemplo, quais as obrigações de fidelidade que ele assume ao se fazer esposo da mulher amada, para juntos constituírem a sua família? Ele deve ser um esposo humilde, trabalhador, honesto, cumpridor dos seus deveres ao lar e no trabalho. Ser aquele que provê o lar de tudo que necessita; deve ser preocupado com o futuro da família, não assumindo compromissos financeiros acima das suas possibilidades, para que o lar não venha a sofrer conseqüências nefastas. Cooperar com a esposa no lar, principalmente se ela trabalhar fora também, colaborando sobremaneira com a renda familiar. Ele deve ser carinhoso, compreensivo e bom, nas várias situações difíceis que surgem na caminhada. Quando começam a chegar os filhos, o marido deve participar mais ainda com a mulher, cuidando dos mesmos com muito amor e carinho, procurando atendê-los, educá - los e encaminhá-los durante o seu desenvolvimento, até vê-los homens e mulheres, verdadeiros filhos de Deus, reforçado com atos e atitudes de um pai que é fiel como Deus quer, em tudo.

E, a mulher?, O que lhe cabe ao se fazer esposa?Também deve ser amável, humilde, cheia de amor para com o esposo e filhos, renovando, diariamente a sua atenção para com aquele que escolheu para sempre. Deve Ter espírito de doação, que é muito próprio das mulheres cristãs. Ser carinhosa , cuidar do esposo em tudo o que se relacione ao lar. Procurar agradá-lo, fazendo do seu lar um lugar aconchegante, gostoso, recebendo-o a cada vez que retorne do trabalho, com uma cara boa, bem arrumada, bem cuidada, sem nenhum desleixo. Ele, certamente, estará sempre louco para retornar para casa, onde se sente tão feliz.E, quando ela fica grávida? Procurar preparar-se para ser mãe, desde o primeiro dia de casada, mesmo que achem que vão esperar um pouco; ler bastante sobre o seu comportamento ideal, para que o lar não sinta os efeitos que atrapalhem o relacionamento dos dois. A gravidez não é doença, é bêncão de Deus, é graça de Deus, é o anúncio concreto que mais um filho irá nascer para glorificar o Criador e, com a ajuda do pai e da mãe é que tudo se realiza. A mulher precisa ser forte, feliz, alegre e agradecida a Deus e, não xata, resmungona, cheia de dengos e vontades. Com a chegada do filho ou filha, ela deve saber contornar a atenção ao filho(a) e o pai dele(a). Muitos lares, às vezes, são desmoronados por problemas como esse; o marido não entende a perda da atenção da esposa, que agora só se preocupa em cuidar da criança... Tudo deve ser bem dosado. Depois, na educação e formação do filho(a), falar-lhe muito de Deus durante o seu crescimento, formando nele(a) uma base sólida desde cedo, que certamente o (a) fará um grande homem ou uma grande mulher.

E, aos filhos? O que lhes cabe como membros da família? A fidelidade dos filhos aos pais e à família nunca esteve tão abalada como nesta época maluca em que vivemos. O que é ser fiel quando criança, jovem ou maiores, na situação de filhos? É amar àqueles que o (a) trouxeram ao mundo através de um ato de amor, numa união criada e abençoada pelo Criador, a fim de fazer do homem e da mulher seus coautores da vida de seus filhos. E, nos dias atuais, os filhos jovens, sofrendo influências do avanço tecnológico no mundo, dos meios de comunicação, rádio, tv, jornais, revistas, internet e, tantos outros, que pregam uma liberdade sem limites, sem parâmetros e sem peso, sem respeito à moral, à tradição, aos bons costumes e à educação; ferindo e prejudicando e até matando, em nome do tudo pode, tudo vale. Os pais confiam nos filhos e eles aprontam os mais variados tipos de traição –(onde está a fidelidade?) – Gravidez fora de hora, uso de drogas; roubos e, tantas outras coisas que caracterizam a total falta de fidelidade, para com aqueles que tanto confiaram e, brigaram com Deus e o mundo, por não acreditarem quando alguém lhes tenta abrir os olhos, que o filho ou a filha fosse capaz de tal comportamento. E, via de regra são sempre os últimos a saberem, porque procuram ser fiéis à crença de que seria impossível seu filho ou sua filha fazer o que estão falando.

A Fidelidade, portanto, não está relacionada somente com a traição conjugal,; no dia-a-dia sim, é que os seus efeitos estão causando essa reviravolta no mundo, afastando as pessoas de Deus, t ornando-as presas fáceis das mentiras que o mundo lhes oferece.

Ctba. (BGJ) - Bene – 22/07/2009 - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!!