Posse como coordenador do curso

Prezados colegas – professores, alunos e técnica administrativa do Departamento de Engenharia de Produção da UFG/CAC,

Nesta oportunidade em que tomo posse como coordenador do curso, pela eleição ocorrida no último dia 4 de agosto, gostaria de agradecer o apoio à minha indicação e a aprovação unânime pelo conselho departamental. Estou me esforçando para corresponder à confiança de todos.

Não podemos deixar de valorizar os esforços da professora Bianca na gestão anterior, e que continuará ao nosso lado como vice-coordenadora, bem como o empenho abnegado do professor Maico. Eles são nossos pioneiros que vêm cumprindo de forma notável a desafiadora tarefa da criação deste curso e do departamento na Universidade.

Agradeço também os diligentes esforços da técnica Aline pelo bom andamento administrativo do departamento e o atencioso suporte aos professores e alunos.

Aproveito a oportunidade para parabenizar a coordenadora da pós-graduação, professora Luciana, e a todos os professores pelo grande êxito na elaboração, divulgação e efetivação do curso de especialização “Gestão Estratégica da Produção”, que iniciou suas aulas último dia 29 de agosto. A grande demanda do curso mostra o seu êxito desde a primeira turma, fruto do trabalho e dos esforços de todos.

Reconheço que inicialmente fiquei surpreso e preocupado com a indicação do meu nome para a coordenação do curso. Primeiro porque fazia poucos meses que eu estava na instituição e segundo por causa da desafiadora fase final em que eu me encontro no doutorado. Entretanto, mesmo ciente da responsabilidade e da grande carga de trabalho exigida pela função, passei a apreciar o desafio como oportunidade.

Conforme tenho aprendido na filosofia de vida que pratico, tudo que se descortina à nossa frente faz parte da nossa missão. E sendo missão, seu cumprimento é inevitável, restando apenas a decisão da forma com que a cumpriremos. Aprendi a enfrentar todas as circunstâncias com coragem e dedicar o melhor de mim em cada tarefa. Na coordenação também me esforçarei para manter esta mesma postura.

Há mais de uma década atuo como um dos líderes de uma ONG chamada “Soka Gakkai Internacional” (Sociedade para Criação de Valores), onde tenho recebido treinamento em diversas áreas. Além disso, o curso de aprimoramento que fiz no Japão e o estágio acadêmico que tive na Espanha me puseram em contato com diversas situações que exigiram crescimento pessoal e despertar a sabedoria para resolver as questões. Com estas experiências e contando com a ajuda de todos, espero poder conduzir a coordenação de forma digna e satisfatória pelo bem do próprio curso.

O meu anseio é que todos juntos possamos empreender as atividades de cada um dos três importantes âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, como também as atribuições administrativas, de modo a alcançar um desenvolvimento no nosso curso de Engenharia de Produção que o leve a ter reconhecimento e destaque nos cenários nacional e internacional.

Sabemos das dificuldades e restrições da atual realidade estrutural do campus. Porém, como disse o meu mestre da vida, Dr. Daisaku Ikeda, “nunca devemos nos esquecer de que o vasto oceano começa com uma única gota de água, e que uma jornada de mil milhas inicia com um único passo. A montanha mais alta é feita de terra e pedras. É o acúmulo de um grão de terra sobre outro.” E nas palavras de Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.”

Com este otimismo, sugiro que possamos trabalhar e conviver harmoniosamente no nosso departamento, e assim desfrutarmos do respeito mútuo tanto internamente como no campus, na Universidade e na sociedade. Seguramente, o esforço pelo bem comum irá beneficiar cada um de nós, professores, funcionários e alunos.

Vejo a gestão da coordenação como uma corrida de revezamento. Hoje estou assumindo o bastão da maratona com muitas voltas completadas pelos nossos antecessores. Da minha parte, também percorrerei a jornada que me foi incumbida de forma a poder entregar ao próximo corredor um bastão que simbolize a consolidação e o desenvolvimento do nosso curso.

Finalizo solicitando o apoio e a participação pró-ativa nas nossas atividades e colocando-me à disposição para quaisquer assuntos do departamento.

Catalão, 1º de setembro de 2009.

Hélio Yochihiro Fuchigami

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

UFG/CAC

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 01/09/2009
Código do texto: T1786779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.