CUIDADO COM QUEM LISONJEIA COM PALAVRAS

"Porque não há retidão na boca deles;as suas entranhas são verdadeiras maldades,a sua garganta é um sepulcro aberto;lisonjeiam com a sua língua"(Salmo 5:9).

"Porque em seus olhos se lisonjeia,até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável.As palavras da sua boca são malícias e engano;deixou de entender e de fazer o bem"(Salmo 36:2-4).

"Todavia lisonjeavam-no com a boca,e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele (Jesus),nem foram fiéis a sua aliança"(Salmo 78:36,37)."E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá,mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas"(Daniel 11:32).
"Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo,mas ao seu ventre;e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples"(Romanos 16:18).
"Que não faça eu acepção de pessoas,nem use de palavras lisonjeiras com o homem! Porque não sei usar de lisonjas;em breve me levaria o meu Criador"(Jó 32:21,22).

"O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua"(Provérbios de Salomão 28:23).

"O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos"(Salmo 29:5).

"Assim,o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lijonjas dos seus lábios"(Provérbios de Salomão 7:21).
"E ele logo a segue,como o boi que vai para o matadouro,e como vai o insensato para o castgo das prisões.Até que a flecha lhe atravesse o fígado;ou como a ave que se apressa para o laço,e não sabe que está armado contra a sua vida"(Provérbios de Salomão 7:21-23).

O Senhor diz:
"Filho meu,guarda as minhas palavras,e esconde dentro de ti os meus mandamentos.Guarda os meus mandamentos e vive;e a minha lei,como a menina dos teus olhos.Ata-os aos teus dedos,e escreve-os na tábua do teu coração.Dize à sabedoria:tu és minha irmã;e à prudência chama de tua parenta,Para que elas te guardem da mulher alheia,da estranha que lisonjeia com as suas palavras"(Prov. 7:1-5).
"Para te afastar da mulher estranha,sim da estranha que lisonjeia com suas palavras.Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;Porque a sua casa se inclina para a morte,e as suas veredas para os mortos.Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.Para andares pelos caminhos dos bons,e te conservares nas veredas dos justos.Porque os retos habitarão na terra,e os íntegros permanecerão nela.Mas os ímpios serão arrancados da terra,e os aleivosos serão dela exterminados"(Prov.2:16-22).

"O lábio da verdade permanece para sempre,mas a língua da falsidade
, dura por um só momento"(Prov.12:19).

O lisonjeador é falso,passando-se por gentil (em alguns casos),tentando ludibriar o outro com enganos.
É trapaceiro,traíra,dissimulado,mentiroso,garganta e sedutor nas palavras;calculista,frio,sagaz,gosta de iludir e impressionar.
Cai fora do lisonjeador e não dê ouvidos as suas palavras.
Na vida retenha somente o que é bom,edificante e que traz paz.
Aquele que aceita as palavras do Senhor e esconde dentro de si os seus mandamentos está sendo sábio e prudente
(Prov.2:1-22 - A importância da Sabedoria).Amém.

Ciana Oliveira
Enviado por Ciana Oliveira em 24/09/2009
Reeditado em 24/09/2009
Código do texto: T1829446
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.