SEICHO-NO-IE

-CADA DIA É UMA NOVA VIDA UMA NOVA EXPERIÊNCIA É UM DEGRAU PARA O PROGRESSO DA ALMA,NÃO FIQUE PRESA AO PASSADO,VOCÊ ESTÁ,AGORA DIANTE DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA.

DEDIQUE-SE A ELA DE CORPO E ALMA E VERÁ SURGIR O PRÓXIMO DEGRAU DE EVOLUÇÃO.

-TODAS AS COISAS BOAS SURGEM DA CONVICÇÃO ESSENCIAL."O HOMEM É FILHO DE DEUS-EIS A CRENÇA CORRETA".TENDO-SE ESSA FÉ COMO BASE DE TUDO,ACORREM MUDANÇAS COMO REFLEXO DA MENTE:CURA DE DOENÇA,RÁPIDA MELHORA DA SITUAÇÃO ETC.

-CRIEMOS O HÁBITO DE AGRADECER A DEUS DESCOBRINDO NA VIDA COTIDIANA COISAS E FATOS BENÉFICOS E GRATIFICANTES.ASSIM É A FÉ VERDADEIRA.TER FÉ EM DEUS NÃO É RECORRER A ELE PARA FAZER PEDIDOS E SIM VOLVER A MENTE A ELE PARA AGRADECER AS BENÇÃOS.QUANDO VIVEMOS COM A MENTE REPLETA DE GRATIDÃO,PERDURA A SITUAÇÃO ABENÇOADA.

-DEVEMOS RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS E CONSTRUIR UMA VIDA LUMINOSA E FELIZ,PREFERINDO SEMPRE BOAS PALAVRAS.SOMENTE O SER HUMANO CONSEGUE USAR LIVREMENTE AS PALAVRAS E CRIAR O ENREDO DA "PEÇA TEATRAL"A SER ENCENADA NO PALCO DA EXPRESÃO,QUE É O MUNDO FENOMÊNICO,PORTANTO,DEVEMOS TER CUIDADO DE ESCREVER BONS ENREDOS.

-VEJA SOMENTE O LADO POSITIVO DAS PESSOAS.O AMOR NOS FAZ VER O LADO POSITIVO DAS PESSOAS.QUEM VÊ APENAS O LADO NEGATIVO DOS OUTROS CRIA UM INFERNO PARA SI PRÓPRIO.TODAS AS PESSOAS TÊM O LADO POSITIVO E O NEGATIVO,POSSUEM QUALIDADES E DEFEITOS.E QUANDO REPARAMOS NOS DEFEITOS,ESTES PARECEM MANIFESTAR-SE DE MODO MAIS ACENTUADO.

-DIANTE DE UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL E PENOSA,TALVEZ VOCÊ PENSE:"NÃO SOU CAPAZ DE ENFRENTAR-LA".MAS SAIBA QUE ESSA É A CHANCE DE VOCÊ DAR UM GRANDE SALTO.O SER HUMANO NÃO CONSEGUE NENHUM PROGRESSO ENQUANTO SE LIMITA A ENFRENTAR APENAS PEQUENAS BARREIRAS,FACILMENTE TRANSPONIVEIS.MAS,QUANDO ENFRENTA A DIFICULDADE E REALIZA O QUE LHE PARECIA IMPOSSÍVEL,ALCANÇA GRANDE PROGRESSO.

-TENHA CONFIANÇA,POIS VOCÊ É FILHO DE DEUS.O SEU ASPECTO VERDADEIRO(IMAGEM VERDADEIRA)É INFINITAMENTE SUPERIOR AO ASPECTO MANIFESTADO FENOMENICAMENTE.VOCÊ É PERFEITO,DOTADO DE TODAS AS VIRTUDES,E É UMA EXISTÊNCIA ESPIRITUAL COM PODERES PLENOS E MARAVILHOSOS,TENHA CONFIANÇA EM SI MESMO,NÃO RESTRINJA A SI PRÓPRIO COM COMPLEXO DE INFERIORIDADE.

-A APARENTE DIFICULDADE É UM DEGRAU PARA O SUCESSO.NÃO DEVEMOS DESANIMAR DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DIFICIL.PELO CONTRÁRIO,DEVEMOS APROVEITÁ-LA DE MODO À APRENDER LIÇÕES VALIOSAS,POIS SÓ ASSIM PODEMOS EVOLUIR.EM VEZ DE ESMORECER DIANTE DAS DIFICULDADES,VAMOS SUPERÁ-LAS RESOLUTAMENTE E LEVEMOS AVANTE A NOSSA VIDA COM ÂNIMO E ATITUDE POSITIVA.

-EM TODAS AS RELIGIÕES,DEUS É O SER ILUMINADO QUE É COMPARADO A LUZ,PORTANTO,SE VOCÊ QUIZER RECEBER A SALVAÇÃO DE DEUS PRECISA EMITIR ONDAS MENTAIS QUE SINTONIZEM COM ELE,OU SEJA,TER A MENTE LUMINOSA.NAS TERRAS FAVORECIDAS PELOS GENEROSOS RAIOS SOLARES CRESCEM ÁRVORES FRONDOSAS.

-AS PESSOAS PODEM TORNAR-SE AQUILO QUE IMAGINAM SER,QUEM SE JULGA INSIGNIFICANTE SÓ PODERÁ SER INSIGNIFICANTE.QUEM TÊM A CONVICÇÃO" HEI DE SER UM GRANDE PERSONAGEM"TORNAR-SE Á REALMENTE UM GRANDE PERSONAGEM.MAS DE NADA ADIANTA TER ESSA CONVICÇÃO SE LEVAR UMA VIDA OCIOSA,É PRECISO ESFORÇAR-SE CONCRETAMENTE PARA ALCANÇAR O OBJETIVO.

-TODO SER HUMANO É FILHO DE DEUS E,COMO TAL,É DOTADO DE FORÇA INFINITA.O MÉTODO EDUCACIONAL DA SEICHO-NO-IE CONSISTE EM PROMOVER A CONCIENTIZAÇÃO DESSA VERDADE.O OBJETIVO BÁSICO DA EDUCAÇÃO NÃO É SIMPLESMENTE DESENVOLVER O TALENTO PROFISSIONAL OU ARTÍSTICO DO INDIVÍDUO.A VERDADEIRA EDUCAÇÃO CONSISTE EM ACENDER A CHAMA DA VIDA NO INTERIOR DO(A)EDUCANDO(A),FAZENDO-O(A) CONCIENTIZAR-SE DE SUA NATUREZA DIVINA.

-AS OPORTUNIDADES PARECEM VIR REPENTINAMENTE DE FORA,MAS NA REALIDADE,SOMOS NÓS QUE AS CRIAMOS E AS FAZEMOS ACONTECER.EXISTE UM DITADO ANTIGO "OCORREM SITUAÇÕES AUSPICIOSAS NA CASA ONDE HÁ VIRTUDES ACUMULADAS" QUEM SEMPRE DEDICA AMOR AO PRÓXIMO E TRABALHA PARA DAR ALEGRIAS AOS SEMELHANTES TERÁ NATURALMENTE OPORTUNIDADES QUE LHE TRARÃO MUITA ALEGRIA.

-O CORPO É "SOMBRADAMENTE" O CONTEÚDO DA MENTE SE MANIFESTA NO CORPO POR ISSO,QUEM GUARDA ÓDIO OU RANCOR NO CORAÇÃO CAUSA DANOS AO PRÓPRIO CORPO E ACABA CONTRAINDO DOENÇAS.DEVEMOS BANIR TAIS SENTIMENTOS E PASSAR A VIVER AGRADECENDO A TUDO E A TODOS.ASSIM É CERTO QUE OCORRERÃO SOMENTE COISAS BOAS.

-TUDO QUE EXISTE NO UNIVERSO SE ORIGINOU DE DEUS,MAS MUITAS PESSOAS SE ESQUECEM DISSO,NEGAM OU IGNORAM DEUS E ACREDITAM QUE TODOS OS SERES E COISAS DESTE PLANETA NÃO PASSAM DE SIMPLES MATÉRIA,FOI ESSA MENTALIDADE QUE FEZ A CIVILIZAÇÃO AVANÇAR NA DIREÇÃO DO CONSUMO DESENFREADO DE ENERGIA.É NECESSÁRIO QUE A HUMANIDADE RECONHEÇA O ERRO E PASSE A CULTIVAR O SENTIMENTO DE GRATIDÃO E REVERÊNCIA A DEUS,QUE ESTÁ PRESENTE NO ÂMAGO DE TUDO O QUE EXISTE NO MUNDO FENOMÊNICO.

-A MAIORIA DAS PESSOAS PENSA QUE FATORES EXTERNOS SÃO AS CAUSAS DE SUAS INFELICIDADES OU DIFICULDADES,E SE QUEIXA:"FULANO É QUE CAUSOU ISSO;SICRANO É O CULPADO DISSO".NA VERDADE A ATITUDE DOS OUTROS É REFLEXO DA MENTE DA PRÓPRIA PESSOA.VEMOS NOS OUTROS A IMAGEM REFLETIDA DE NOSSA ATITUDE MENTAL.O MUNDO FENOMÊNICO É UMA MANIFESTAÇÃO DA MENTE-ESTA É A VERDADE QUE BUDA PREGOU.

-AMAR NÃO É CERCEAR A LIBERDADE DA PESSOA AMADA,E SIM DAR-LHE PLENA LIBERDADE,MAS NÃO ADIANTA SIMPLESMENTE SOLTÁ-LA,DEVEMOS SOLTAR A PESSOA AMADA DA DIREÇÃO QUE LHE POSSIBILITE CRESCER CORRETA E VIGOROSAMENTE,ACOMPANHAR OS SEUS PASSOS E ORAR POR ELA,LIBERTAR É UM ATO DE DOAÇÃO.

-NA VERDADE,TODAS AS PESSOAS CONTINUAM VIVENDO MESMO APÓS A MORTE DO CORPO FÍSICO.E JÁ VIVIAM ANTES DE TER NASCIDO NESTE MUNDO.O VERDADEIRO SER HUMANO VIVE ETERNAMENTE,POIS É FILHO DE DEUS,PERFEITO E MARAVILHOSO.E NASCE NESTE MUNDO PARA MANIFESTAR AO MÁXIMO A PERFEIÇÃO ORIGINAL,REALIZE O MÁXIMO NESTA ENCARNAÇÃO.

-APARENTEMENTE,TODOS TÊM QUALIDADES E DEFEITOS,MAS O EU VERDADEIRO POSSUI SOMENTE QUALIDADES,DEFEITOS SÃO "PONTOS ESCUROS" ONDE AS QUALIDADES ESTÃO OCULTAS.RECONHEÇAMOS AS QUALIDADES DOS OUTROS E EXPRESSEMOS ADMIRAÇÃO POR MEIO DE PALAVRAS E ATITUDES.ASSIM,O BRILHO DESSAS QUALIDADES ELIMINARÁ OS DEFEITOS E SURGIRÃO AS QUALIDADES OCULTAS.

-PARA QUE A VIDA NORTEADA PELA FÉ SE CONSOLIDE E AS BOAS AÇOES PRODUZAM BONS FRUTOS,É NATURAL O DECURSO DE ALGUM TEMPO.POR ISSO,PARA ENCONTRAR A VERDADEIRA FELICIDADE E A PROSPERIDADE,NÃO DEVEMOS BUSCAR ANSIOSAMENTE OS MÉRITOS OU RESULTADOS DOS NOSSOS ATOS.O QUE IMPORTA É VIVER COM A MENTE NATURAL,ACUMULANDO BOAS AÇÕES,DIFUNDIR BOAS PALAVRAS E MANIFESTAR O AMOR AO PRÓXIMO.

-PECADO E ILUSÃO NÃO FORAM CRIADOS POR DEUS.PORTANTO.NÃO EXISTE DE VERDADE,SÃO COMO SOMBRAS.MESMO QUE UMA PERDURE POR DÉCADAS,BASTA SURGIR UM RAIO DE LUZ PARA QUE ELA DESAPAREÇA E O LOCAL SE ILUMINE INSTANTANEAMENTE.UMA TREVA NÃO APAGA OUTRA.SOMENTE A LUZ DA VERDADE ELIMINA A TREVA DOS PECADOS E ILUSÓES.

-AGRADEÇAMOS A FELICIDADE ATUAL E DESFRUTEMOS DE MODO PROVEITOSO:DO CONTRÁRIO NÃO SERÁ POSSÍVEL O ADVENTO E A CONCRETIZAÇÃO DA FELICIDADE FUTURA POR MAIS INSIGNIFICANTE QUE PAREÇA,A FELICIDADE ATUAL É O ALICERCE SOBRE O QUAL SE ACUMULARÃO AS FELICIDADES QUE VIRÃO DEPOIS.

-PARA SER VITORIOSO(A) NESTA VIDA,VOCÊ NÃO DEVE FUGIR DAS DIFICULDADES.CUMPRA FIELMENTE TODAS AS TAREFAS E OBRIGAÇÕES QUE DEUS LHE ATRIBUIU.CUMPRINDO-AS,VOCÊ APRIMORA CADA VEZ MAIS A SUA ALMA E AUMENTA GRANDEMENTE A SUA CAPACIDADE.

-UMA ORAÇÃO SINCERA É SEMPRE ATENDIDA.O MUNDO FENOMÊNICO É CRIADO PELA MENTE,E,POR ISSO,BASTA MENTALIZAR COM FIRMEZA E PERSISTÊNCIA O QUE BUSCAMOS PARA QUE SE CONCRETIZE,APÓS ALGUM TEMPO.NA VERDADE,MENTALIZAR COM FORÇA É O MESMO QUE ORAR.

-NASCEMOS NA TERRA PORQUE HÁ UMA RAZÃO PARA EXISTIRMOS NESTE PLANETA.EM OUTRAS PALAVRAS,DEUS NOS GEROU E COLOCOU-NOS NA TERRA PORQUE ERA NECESSÁRIO,POR CONSEGUINTE,NÃO EXISTE NINGUÉM QUE SEJA DESNECESSÁRIO A DEUS OU AO MUNDO.QUANTO A ISSO.VOCÊ PODE SE ORGULHAR.

-A MENTE MAIS RADIOSA É A MENTE REPLETA DE GRATIDÃO.MESMO QUANDO TEMOS UM PROBLEMA DEVEMOS AGRADECER POR ESSE FATO,A SITUAÇÃO QUE PARECIA NOS TOLHER POR COMPLETO RESOLVE-SE NATURALMENTE.ISSO PORQUE NA MENTE REPLETA DE GRATIDÃO,MANIFESTA-SE A SABEDORIA DE DEUS.

-A SEICHO-NO-IE ENSINA QUE NÃO SÓ OS ABJETIVOS,COMO TAMBÉM OS MEIOS PARA ALCANÇA-LOS,DEVEM SER JUSTOS E LEGITIMOS,O MEIO IMPLICA AÇÃO; E A AÇÃO JUNTAMENTE COM A PALAVRA PRODUZ A FORÇA CÁRMICA QUE DETERMINA O DESTINO DA PESSOA QUALQUER QUE SEJA O OBJETIVO,É NATURAL QUE O DESFECHO SEJA INFELIZ QUANDO SE RECORRRE A MEIOS ILICITOS.

PODE SE DIZER QUE ESTA VIDA É FEITA DE PALAVRAS.SE NÃO PROFERIR-MOS BOAS PALAVRAS,NÃO CRIAREMOS UM MUNDO FELIZ.COM A PROPAGAÇÃO DE BOAS PALAVRAS,CERTAMENTE SE PROJETARÁ NESTE MUNDO A IMAGEM DO MUNDO DE DEUS,FAZENDO SURGIR MUITAS PESSOAS QUE AGRADECEM A TUDO E A TODOS.

-O AGORA É O ÚNICO MOMENTO CONCRETO PARA VIVER,QUEM COSTUMA PENSAR "ISSO É BOM MAS VOU DEIXAR PARA AMANHÃ" DIFICILMENTE OBTERÁ ÊXITO NA VIDA.AQUELE QUE,AO TER UMA BOA IDÉIA,É CAPAZ DE COLOCA-LA EM PRÁTICA SEM DEMORA,CONSIDERANDO-A UMA ORIENTAÇÃO DE DEUS,POSSUI FLEXIBILIDADE MENTAL.

-VOCÊ É DONO DO SEU DESTINO,É VOCÊ QUE TEM DOMÍNIO SOBRE SUA SITUAÇÃO.PORTANTO.NINGUÉM PODE IMPEDI-LO DE TRAÇAR SEU PRÓPRIO DESTINO PELO PODER DO PENSAMENTO.SEU DESTINO E SUA SITUAÇÃO EVOLUEM DE MODO CONDIZENTE COM SEUS PENSAMENTOS.

-SE VOCÊ GUARDA RANCOR OU RESSENTIMENTOS CONTRA ALGUMAS PESSOAS,SUBSTITUA-OS PELO SENTIMENTO DE GRATIDÃO.PARA ISSO PROCURE LEMBRAR-SE DAS OCASIÕES EM QUE ESSAS PESSOAS LHE FIZERAM UM FAVOR OU UMA GENTILEZA.RECONHEÇA AS QUALIDADES E AS VIRTUDES DELAS E REFLITA SOBRE O INCENTIVO,O ESTIMULO,A ALEGRIA E OUTROS BENEFÍCIOS QUE VOCÊ OBTEVE GRAÇAS Á PRESENÇA DESSAS PESSOAS.

-SE VOCÊ SE APEGA AO DINHEIRO,VAI SE TORNAR ESCRAVO DELE E TERÁ MEDO DE PERDÊ-LO.SE VOCÊ TIVER APEGO PELO CORPO CARNAL,VOCÊ SE TRANSFORMARÁ EM ESCRAVO DELE E RECEARÁ PERDE-LO.MEDOS E RECEIOS SURGEM QUANDO SE TEM APEGO A ALGO.O MEIO DE CONQUISTAR A LIBERDADE CONSISTE EM ELIMINAR O APEGO.

(AUTOR DESCONHECIDO)

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 28/09/2009
Reeditado em 19/11/2009
Código do texto: T1836613
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.