Emanações.

Há algum tempo, retornando da minha caminhada, divagando sobre o que fazer durante o dia, ao erguer a cabeça, vi se aproximando, no sentido contrário, uma mulher de mim desconhecida.

Fui surpreendida com um enorme sorriso, iluminado duplamente por dois dentes de ouro e um sonoro e alegre Bom Dia!

Continuei minha caminhada de cabeça erguida, com uma alegria incontida por aquele fato inesperado.

Há alguns dias, chegando à rodoviária, um ônibus estava saindo, já na rua e, ao lado da porta do motorista, uma mulher furiosa que o xingava com algumas palavras chulas, gesticulando, sem se importar com a presença de um menino de pouca idade, que creio, seja seu filho.

Entrei e aguardei na fila para comprar meu bilhete. A furiosa mulher adentrou, encostou-se ao guichê, sem olhar para as pessoas que estavam aguardando, e continuou a mesma arenga com o atendente.

Este, com a maior delicadeza, explicou que era norma que uma vez que o ônibus tivesse saído do box, não poderia mais permitir o acesso de passageiros, a não ser em algum ponto do trajeto.

Pensei que com um pouco de boa vontade, talvez o motorista pudesse ter “embromado” um pouco e ter dado o tempo necessário para que a mulher comprasse seu bilhete.

Por outro lado, como havia mais passageiros que tiveram que aguardar o próximo horário, abrir um precedente, daria espaço para maiores implicações e complicações ao motorista.

A passageira, depois de comprar seu bilhete, ainda ruminando sua raiva, afastou-se de todos, encostou-se a um dos pilares e parecia estar envolvida em nuvens negras e carregadas.

Aí lembrei da mulher do enorme sorriso dourado. O contraste de um começo de dia inspirado por uma pessoa tranqüila e aquele que inicia com raiva e ressentimento.

Eu sei que nem todos têm um despertar alegre, diante de problemas que varam a noite e encontram o dia, ainda sem solução. Mas, a solução também não está em culpar os outros, aqueles que entram em nosso caminho, sem saberem dos nossos queixumes.

A experiência me ensinou que mesmo por detrás de um sorriso dourado, podem existir imensas dores emocionais, ou mesmo físicas. Há enfermos desenganados que nos dão verdadeiras lições de vida, de equilíbrio.

A dor de cada um é única, isso também aprendi vivendo. Mas nenhuma dor é desproporcional à nossa capacidade de suportá-la e nada nos dá o direito de ferir a quem quer que seja, por estarmos sofrendo, passando por situações difíceis. Até porque, nós colhemos o que plantamos.

É impossível termos um bom dia, desfrutarmos de alguma tranqüilidade, se o que transmitimos são atitudes e pensamentos destrutivos.

Nosso dia será exatamente como o plasmamos em nossa mente. Ao despertar, agradecer pelo novo dia, pedir amparo para que esse novo dia, seja um dia válido, é a melhor maneira de iniciá-lo. 29/09/09