CURE-SE COM PLANTAS...

CURE-SE COM PLANTAS

O tratamento com plantas/raízes é mais lento, porém, menos tóxico. Os nomes a seguir foram coletados de fontes literárias, de estudos científicos, e do conhecimento popular.

As doses certas — chá ou pó, etc — são explicadas nas farmácias do ramo de ervas. Esta lista é apenas para o conhecimento das pessoas que preferem tal tipo de tratamento e talvez não conheçam nomes de diversas plantas. Cito a doença e as plantas para o tratamento. Algumas plantas podem possuir outros nomes dependendo da região.

ÁCIDO ÚRICO — bugre, cordão-de-frade, cavalinha, chapéu-de-couro, cipó cabeludo, mil-flores, unha-de-gato, ipê roxo, salsaparilha.

AFTAS — borragem, espinheira santa, guaçatonga, jaborandi, malva, óleo de copaíba, saião, sálvia, tanchagem,

ALERGIA - pele — bardana, caroba, calêndula, dente-de-leão, guaçatonga, rosa branca, chapéu-de-couro, salsaparilha, suma.

ALERGIA RESPIRATÓRIA — buchinha paulista, borragem, eucalipto, emburana, guaco, óleo de copaíba, sálvia, zimbro.

ANALGÉSICOS — arnica, cânfora, espinheira santa, erva de Santa Maria, guiné, óleo de copaíba.

OBS: o óleo de copaíba possui inumeras propriedades. Os índios percebiam que os animais feridos relavam nas árvores de copaíba e rapidamente cicatrizavam as feridas. Veja na lista que sempre aparece o óleo de copaíba para várias doenças. É barato, eficaz, tem para passar no cabelo e para beber, em gotas...Eu sempe faço uso dele.

ANEMIA — alfafa, artemísia, batata doce, mandioca, pó de casca de ovo, picão, resina de jatobá, semente de sucupira, semente de abóbora.

ANTIBIÓTICOS NATURAIS — cavalinha, dente-de-leão, guaçatonga, orégano, óleo de copaíba, tanchagem,(ou tranchagem) terramicina, tomilho.

ASMA — alfazema, alcaçuz, cambará, cardo santo, eucalipto, guaco, maracujá, menta, óleo de copaíba, raiz de lótus.

BRONQUITE E PENEUMONIA — alfavaca, alcaçus, azeite de mamona, cardo santo, guaco, óleo de copaíba, umbaúba.

ARTITE/ ARTROSE/ REUMATISMO — cálcio de ostras, cactus, pacová, guarra-do-diabo,semente de sucupia, salsaparrilha, taiuá, raiz de samambaia, sebo de carneiro.

CABELO – crescimento e queda — alecrim, açoita cavalo, capuchinha, capim meloso, azeite de mamona, amora, carqueja, babosa, bardana, jaborandi, quina,

CALMANTE — camomila, chá calmante, erva-doce, erva-de-são-joão, melissa, valeriana, mulungú, sálvia, tilia, kawa-kawa.

CICATRIZANTE — arnica, argila medicinal, canela-de-perdiz, barbatimão, babosa, orelha-de-cachorro, óleo de copaíba, confrei.

CÂIMBRAS/ VARIZES/CIRCULAÇÃO — alecrim, argila, centelha-asiática, canstanha-da-índia, bugre, bardana, ginkgobiloba, hamamélis, porangaba, sente-sangrias,

COLESTEROL — alcachofra, cajú, bardana, chá verde, extrato de berinjela, farinha de maracujá, graviola, managaba, urucum, zedoária.

CONTUSÕES — arnica, cânfora, cardo santo, bálsamo, bardana, erva-de-santa-maria, manjerona, urtiga, sebo de carneio.

CORAÇÃO — alecrim, babosa, bugre, bardana, cactus, erva-cidreira, manjericão roxo, hortelâ, sete sangrias, urucum, vassourinha.

DEPURATIVOS — bardana, caroba, chapéu-de-couro, cinco-folhas, dente-de-leão, rosa branca, suma, sete sangrias, salsaparrilha.

DESINTOXICANTES — alfavaca, bardana, chá verde, cavalinha, cabelo-de-lilho, cáscara sagrada, chapéu-de-couro, dente-de-leão.

DIABETES — alcachofra, carambola, cajú, farinha de maracujá, insulina, jambolão, mangaba, pó de lobeira, pedra-ume-caá, pata-de-vaca, stévia.

Postarei nesta mesma página mais nomes, pois a lista é grande...

Lucas Durand
Enviado por Lucas Durand em 06/10/2009
Reeditado em 10/10/2009
Código do texto: T1850570
Classificação de conteúdo: seguro