O DIA DO PROFESSOR - 15/10/2009

Hoje é comemorado o dia do professor. Como existem dias comemorativos para muita coisa, determinaram para o Professor o dia 15 de outubro. Lembro-me , do tempo que exercia essa honrosa profissão. A manifestação de carinho e afeto dos alunos, me deixavam muito feliz, com o coração cheio de paz, daqueles que se confirmavam meus amigos(as). Assim, durante essa caminhada , nesse lindo dia, as alegrias se renovavam e me enchiam de força e dedicação, recebidas de cada um deles. Sempre respeitado por todas as classes em que, lecionava o ano inteiro, usando as minhas mátérias como instrumentos para ajudá-los, naquilo que tinham dúvidas e nas outras, também.

Desde o meu início trabalhei assim,abracei a profissão como missão, sempre estudando para apresentar-lhes coisas novas .Muito me dediquei ‘as classes que sempre me receberam de braços abertos. Algumas eram mixtas e outras não mas, ambas me tinham o mesmo respeito, nunca poude reclamar deste ou aquele aluno, daquela aluna. Éramos , na realidade, verdadeiros amigos que se reuniam todos os dias da semana; eu para cuidar da minha parte e eles desenvolviam as suas, sempre atentos ‘as matérias e ‘as provas que sempre as corrigi com o máximo carinho, deixando-lhes, no final, sempre os conselhos que achava necessário para ajudá-los, também como pessoas. Não tenho o que reclamar desse meu tempo, de nenhum dos alunos,pelo contrário , apesar de serem jovens , entre seus 17 a 30 anos , conseguíamos uma união e o interesse pelos estudos que ficávamos admirados. Sempre procurei ouvi-los, após lhes apresentar os resultados das provas, para dirimir as possíveis dúvidas e, até para suas críticas, se existissem e, também dos seus problemas com outras matérias e até problemas particulares. Me dediquei a eles com a minha parte, que sempre me corresponderam com a sua.

Nas classes sempre comemorávamos o dia do aniversário de todos; era um dos momentos que alimentavam aquela Amizade existente entre nós. O início das aulas era muito importante pois, fazíamos um retrospecto da aula anterior que nos dava condições retrospectivas, para o comportamento e interesse pelas matérias.Sempre procurei ser professor amigo e eles alunos interessados, a recíproca é verdadeira. Sinto, profundamente que nos dias de hoje, as notícias publicadas pela imprensa falada e escrita, sobre os absurdos que veem acontecendo nas salas de aulas com relação ao relacionamento aluno professor, que não os respeitam como deviam, como antes.

A profissão de professor(a) é a primeira e principal ferramenta do aprendizado necessário para o desenvolvimento de um ser humano, tanto que ainda hoje, após setenta e sete anos,lembro-me da minha primeira professora do 1º e 2º anos, dona Bendita, da sua fisionomia e, até dos seus carinhos com as classes e até do que aprendi. E´ali que tudo começa, tanto na parte de discernimento para os estudos, como para a formação do caráter da pessoa.E, tão necessário para que eles se desenvolvam e atinjam as suas metas para o futuro, com muita força de vontade e respeito aos professores(as) e às normas a serem seguidas. Estudando com coragem e vontade, para atingir o sucesso desejado que realiza os seus sonhos.E, hoje, no entanto, ouvimos e assistimos na tv, notícias absurdas que alunos baterm no professor(a), mandando-os para o hospital e ou o pior: que aluno atirou no professor. E, muitos pais de hoje, que pouco relacionamento teem com os professores , reclamam acabam ficando do lado dos filhos, sem consultá-los, como o filho está se comportando na escola.

E, quando os filhos reclamam do professor, ficam com aquilo que eles lhes falam e contra os professores. É mesmo uma triste situação. Os jovens de hoje, numa grande maioria, pouco ligam para o estudo e, por isso todos devemos ficar muito tristes com os acontecimentos que estão sendo noticiados. Os jovens de hoje, precisam colocar na cabeça e no coração, que são, sem dúvida alguma, os responsáveis pela nossa Pátria amanhã, este querido BRASIL, que necessita tanto de pessoas sérias, ilustres, estudadas, patriotas e, prontas para assumirem os lugares de verdadeiros cidadãos, que tanta falta fazem nestes tempos atuais, principalmente entre os políticos, que não se responsabilizam pelos erros e fracassos cometidos, em prejuizo de toda uma população de 80 milhões de habitantes.

MAS . . . DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - 13/10/2009

CHEGAREMOS LÁ...