Projeto de pesquisa: como fazer?

Wilson Correia*

A elaboração formal de um projeto de pesquisa pode contar com várias estruturas. Aqui trago uma entre essas modalidades possíveis. Ela não é a mesma que apresento em meu livro “TCC não é um bicho de sete cabeças”, por exemplo. Contudo, naquilo que pode ser considerado básico nesse tipo de trabalho (um documento acadêmico) o que apresento a seguir contempla a necessidade de quem tem de se desincumbir dessa atividade no dia-a-dia da universidade.

Um roteiro mínimo para se fazer o projeto requer que, em sua escrita formal, o projeto (de TCC, TGI, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, entre outros) responda às seguintes perguntas:

1 OBJETIVOS

Que objetivos pretendo alcançar com esta pesquisa?

Trata-se, aqui, da definição dos objetivos.

2 JUSTIFICATIVA

Por que esta investigação se justifica?

É a demonstração da razão pela qual se deve fazer a pesquisa.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A que perspectivas epistêmicas a pesquisa se filia?

Evidencia quais informações, conhecimentos e saberes fundamentarão o estudo.

5 METODOLOGIA

Que caminhos serão tomados para se chegar ao objeto ou ao sujeito da pesquisa?

Mostra o como, quando, porquê, para quê, com que, com quem a pesquisa será feita.

6 ORÇAMENTO

Detalhadamente, quanto será gasto com a realização da pesquisa?

Registram-se os gastos com materiais permanentes, de consumo e humanos.

7 CRONOGRAMA

Quando será realizada a pesquisa?

Esclarecem-se as atividades e os prazos que serão executados, cumpridos.

8 BIBLIOGRAFIA

Que materiais teóricos utilizei para fazer este projeto?

Faz-se a lista de materiais utilizados na formulação do projeto de pesquisa.

Note que uma pesquisa acadêmica conta com três momentos: planejamento, execução e avaliação. O projeto de pesquisa escrito, tal como um documento que baliza o trabalho do estudante e do orientador, corresponde ao primeiro momento, aquele em que se dá o planejamento do trabalho.

Referência

CORREIA, W. ‘TCC não é um bicho de sete cabeças'. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

_________

*Wilson Correia é filósofo, psicopedagogo e doutor em Educação pela Unicamp e Adjunto em Filosofia da Educação na Universidade Federal do Tocantins. É autor de ‘TCC não é um bicho-de-sete-cabeças’. Rio de Janeiro: Ciência Moderna: 2009. Endereço eletrônico: wilfc2002@yahoo.com.br