A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL 15/11/1889

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava em grande crise . Vários problemas foram criados e emperravam a sua manutenção, como meio de conduzir o Brasil. a) A interferência de D. Pedro II em assuntos religiosos. – b) Críticas feitas por militares do Exército, que não estavam de acordo com a corrupção existente na Corte e, por não terem a liberdade de se manifestarem para a imprensa. c ) Também os funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas e comerciantes, todos reclamavam por mais liberdade e mais participação nos assuntos políticos do país. Com isso, D. Pedro II estava, cada vez mais afastado da decisão política do país. E, assim, no dia 15 de Novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu Presidente e, assim, assinou o Manifesto, proclamando a República no Brasil e, assume provisoriamente o cargo de Presidente do Brasil. A partir de importante Ato público o Brasil passou a ser governado por presidentes eleitos pelo povo, através de eleições, como até hoje permanece.

Pois Bem ... Foi uma época muito importante para este nosso querido país, com sua extensão de Continente, onde o ar, o sol, a lua, as estrelas, os rios e os mares, as florestas, os animais, o dia e a noite, tudo, tudo o que Deus nos criou, funcionam cumprindo, cada um, com a sua razão de existir. É , sem dúvidas nenhuma, a maior e melhor parte da TERRA que o Criador nos presenteou. É muito comum escutarmos os comentários de tantas pessoas que visitam a passeio tantos países, quando voltam dizem-se felizes e que viram coisas tão lindas... mas no final da conversa, todos manifestam “- mas aqui no nosso Brasil...é melhor”. Daí, o meu pesar, por termos como reflexos de antes de sermos República, os nossos políticos atuais, que são brasileiros, e são tão displiscentes, tão incapazes e tão desonestos em seus atos públicos, que não pensam , nem se importam com a necessidade maior de fazer com que a Nossa Constituição seja observada e cumprida, dentro de todas as Leis que lhe são inerentes e, que foram criadas sempre para o melhor, para o correto, para o que é certo.

E, o que vemos acontecendo hoje no meio político? Infelizmente, é o “Prato Cheio” para o Rádio, para a Televisão, para a Internet, para o Yotube e... tudo que está ligado ‘as informações internas e, infelizmente para todos os países do mundo, que acompanham os noticiários, principalmente os políticos. A nossa história está repleta de governos corruptos, de governos que não vivem o Patriotismo que devia ser a primeira Bandeira a ser defendida. Já não basta o fato triste que os brasileiros enfrentam por tanta coisa ruim que vem acontecendo na vida de toda a população e dos estrangeiros que aqui vivem, que assumem o Brasil como sua terra afirmando que aqui é melhor que lá . . E em todas as nossas cidades grandes, como em muitas das menores, também, que se vêm ‘as voltas com tantos crimes hediondos e absurdos, que enchem as páginas dos jornais e de todo o meio de comunicação nacional e internacional ?

E, a Câmara dos Deputados, O Senado, O Tribunal de Justiça e, antes de todos o Governo Brasileiro... Será que com tanta gente para administrar esta terra querida, onde se encontra a maior flora e fáuna do mundo...Onde seu povo é trabalhador, ordeiro e responsável; onde 2 /4 da população que vivem com dificuldades as mais absurdas, porque leis que lhes podiam favorecer não são cumpridas? Afinal, o que pensam os políticos com respeito ‘a sua existência ? Quando homens de verdade terão espaço para administrarem este nosso Brasil? Será que o nosso povo nunca vai aprender a escolher o candidato qualificado : - que prove que é honesto através da sua vida; que seja cumpridor dos seus compromissos sociais em todas as suas áreas; que sejam capazes de não dormir em paz, quando comete um deslize; que não esqueça nunca que Deus existe, que não esqueça nunca que um dia vai morrer; que não esqueça nunca que JESUS aqui esteve e morreu, justamente por causa dos erros dos homens ?

ESSE TEM QUE SER O PERFIL DE QUEM SE DIZ POLÍTICO DE VERDADE, QUE DEVE ESTAR LÁ, SEMPRE EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO E, QUE A SUA FUNÇÃO É CRIAR E FISCALIZAR SE AS LEIS ESTÃO SENDO CUMPRIDAS E... TER O BEM ESTAR DO POVO BRASILEIRO COMO ÚNICA META.

MAL. DEODORO DA FONSECA - Parabéns pelo seu ato, que comemoramos neste dia. Esperamos que surjam para este BRASIL DE HOJE outros políticos capazes de assumirem atos e atitudes verdadeiras e honestas.

Bene - (b. g. j. ) - DEUS É BOM!!!DEUS É FIEL!!! - 16/11/2009