Ministério Pastoral - Parte I.

Jesus diz:"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração,os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência"(Jeremias 3:15).
"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas;põe o teu coração sobre o rebanho"(Provérbios de Salomão 27:23).

O Senhor é o Bom Pastor Perfeito (Salmo 23) que apascenta as ovelhas,a Sua Igreja com amor e segura direção.
Cristo escolhe àqueles que são para serem pastores segundo o coração dEle,isto é,segundo a Sua vontade.Não é da vontade humana,mas da vontade divina.Infelizmente há pastores que colocam as mãos precipitadamente na cabeça de alguém consagrando para ser pastor,mas isso é um grave erro sendo
neste caso vontade humana.Futuramente terá problemas,porque o tal não era para ser pastor, não tendo nenhuma vocação para exercer o Ministério Pastoral.Conheço tantos casos desagradáveis que não deram certo.
É importante saber,por revelação do Senhor,se determinado cidadão tem a vocação para ser pastor e se é da vontade do Senhor Onisciente e Soberano.

1) O verdadeiro Pastor,confia no Senhor,trata bem a família e as ovelhas (família espiritual na fé),é aquele que procura conhecer o estado das ovelhas pelas quais apascenta.É atencioso e se importa com elas.Quando acontece da ovelha não ir mais a Igreja,ele vai atrás dela para saber o que está acontecendo e em como pode ajudar.Tem muitas vidas decepcionadas e machucadas que necessitam de um braço amigo.

2) O verdadeiro pastor é manso e humilde de coração como Jesus,com puro coração sincero,fiel,é agradecido e obediente ao Senhor.Lê a Bíblia e tem vida de oração e louvor.Sabe dar ótimos conselhos.Ele tem credibilidade,é um seguro porta voz de bênção do Senhor.

3) O verdadeiro pastor coloca o coração sobre o rebanho e se a ovelha está doente vai orar por ela para o Senhor curar.Vai dar uma força e também em relação a outros problemas ele vai estar presente com disponibilidade e amabilidade.Todo mundo passa por adversidades e até mesmo o pastor.Ele também precisa de oração e de que os membros da Igreja intercedam por ele em oração.

4) O verdadeiro pastor não sai contando gabinete pastoral de ninguém.O que é conversado é para ser guardado entre ele,a ovelha e o Espírito Santo do Senhor.O Senhor resolve cada história.

5) O verdadeiro pastor não visa seus próprios interesses e presta conta a Igreja dos gastos.Os dízimos e ofertas entram e cabe administrar com um coração sábio,prudente,temente ao Senhor e anotando tudo na agenda.Com Deus não se brinca e nem com as ovelhas de Jesus,porque vai dar conta ao Senhor de cada uma das jóias (ovelhas) do Senhor,como está escrito na Bíblia.Isso é muito sério.E quem não apascenta a Igreja com o conhecimento do Senhor não entende nada de Ministério Pastoral.O Senhor tira o candeeiro.

6) O verdadeiro pastor telefona para a ovelha para saber como está e ver se está precisando de alguma coisa.Ovelha é para ser amada,tratada e cuidada com respeito e dignidade.

7) O verdadeiro pastor não é um lobo voraz que não poupa o
rebanho do Senhor,como relata a Bíblia.Ele dá bom testemunho por onde anda.É corajoso e forte em Cristo. 

8) O verdadeiro pastor não é soberbo, altivo,arrogante,mentiroso,enganoso,persuasivo,malicioso,mas fala e prega a verdade.Transparência.Mostra o que está na Bíblia.

9) O verdadeiro pastor é perdoador,tem amor ao Senhor,por si mesmo e ao próximo,não humilha a ovelha,não faz acepção de pessoas,não julga e nem olha a ovelha de baixo em cima.
Jesus ama e gosta de todos do jeito que são,aceitando-as.
Imitar o exemplo de Cristo.Ser acessível,simpático e sorridente.
Cara amarrada de maneira nenhuma! Aí é que vai espantar a ovelha.Atrair a ovelha para junto de si com gentileza e bondade.

10) O verdadeiro pastor sabe ouvir a ovelha com paciência.Ora por ela.

Não é fácil ser pastor (a),pois lidar com a mente humana é difícil e somente o Espírito Santo de Deus pode ajudar os pastores no diálogo com as ovelhas que necessitam de uma palavra amiga,de consolo,de força,de ajuda e devem orientá-los e aconselhá-los à luz da palavra de Deus.Ele precisa se conhecer a si próprio para poder ajudar os outros.
A Bíblia Sagrada é o grande remédio contra as fobias,angústias e aflições da vida,porque Deus fala através da Sua palavra restauradora,de vida,de vitória e de salvação.É o Espírito Santo quem faz a Obra no ser humano e o pastor (a) é apenas um instrumento nas mãos de Deus e um canal do fluir da Unção do Santo (I João 2:20,27).
Quando Deus chama e escolhe um homem e uma mulher para estar à frente de um rebanho,o Senhor os capacita e então haverá sucesso e grande crecimento no Ministério.
Ciana Oliveira
Enviado por Ciana Oliveira em 18/11/2009
Reeditado em 19/11/2009
Código do texto: T1931064
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.