Coisas de fim de ano

Prólogo:

Atenção! Este texto não se trata de uma mensagem natalina e sim de algumas dicas que disponibilizo para minimizar os riscos e proteger os diletos leitores dos golpes via internet e linhas telefônicas.

Nos meses de outubro a dezembro, todos os anos, a ladainha (lengalenga) é sempre a mesma. Ligam para nossos telefones ou nos mandam, via e-mail ou correios, correspondências oferecendo: cursos e concursos diversos, seguros, promoções, empréstimos a juros módicos, cartões de crédito sem cobrança de anuidade, assinaturas de revistas e jornais, etc.

Às vezes nos ligam ou mandam mensagem SMS informando que ganhamos algum prêmio sem ao menos tentar ou procurar saber se somos néscios a ponto de cair num golpe tão pessimamente urdido e mal engendrado.

Na semana passada recebi uma mensagem (torpedo) em meu celular que dizia mais ou menos assim: “...WEB: (SBT) REALITY SHOW 28 anos seu celular foi sorteado c/um (ECO SPORT) 0KM. p + inf Ligue grátis de um tel: Fixo p/(031.85.9120.7495)SENHA.2530... “.

O DDD do Estado oriundo dessa mensagem foi o 085, mas poderia ser o 081, 021, 011 ou quaisquer outros. Claro que o 085 (Ceará) é o campeão nesse velho golpe do prêmio que, para ser liberado, necessita de um depósito antecipado.

Por esses desleixos dos incipientes facínoras não dou risadas. Meu riso é levemente sardônico, pudico. Meu respeito pelos incompetentes golpistas, que se encontram no início de carreira, é formal.

Como responder a um telefonema ou Short Message Service (SMS) que você tem a absoluta certeza ser uma tentativa de golpe?

Ora, isso é fácil de responder, se quiser, basta informar seu Banco, conta corrente e agência para depositar apenas 80% do valor que estão dizendo que você ganhou. Por essas informações você não corre risco de morte e tampouco de ser lesado em suas economias.

Os 20% restantes do prêmio poderão ficar com o felizardo que lhe deu a excelente notícia. Demostre alegria e pode exceder na urbanidade. Todavia, mesmo você demonstrando espontânea generosidade, confiança e cortesia, duvido que ele (s) queira (m) aceitar a barganha proposta.

Veja abaixo alguns dos principais golpes praticados na internet e de quais e-mails devemos fugir:

E-mails nos quais o remetente afirma ser Receita Federal e solicitam CPF; cartões com mensagens românticas de pessoas anônimas; fotos e imagens de desastres, links que direcionam para fotos de artistas famosas nuas; loterias com prêmios milionários informando que você foi o grande ganhador; foto torpedos; clique aqui e veja nossas fotos; entre outros.

Antes de comprar pela internet devemos verificar no site www.registro.br se a loja na qual pretendemos fazer compras está cadastrada na lista de lojas on-line.

Onde baixo programas aplicativos de forma segura?

Esses downloads devem ser feitos em sites oficiais, uma vez que crackers e hackers criam sites com endereços parecidos com os dos sites oficiais. Exemplo:

www.caixaeconomica.com.br (falso)

www.caixa.com.br (verdadeiro)

Quais outros cuidados com a segurança?

Manter o antivírus sempre atualizado e ter um bom programa de firewall (Parede ou barreira de fogo). Alternativas gratuitas são AVG, Avast, Avirá entre outros.

O que fazer para não ter surpresas na hora de usar sistemas on-line de investimento em ações?

Use apenas sites onde o endereço inicie com “https”, que indica que o site passou por um processo de certificação de segurança, onde todos os dados enviados às corretoras são criptografados.

O que deve causar desconfiança?

Endereços que trazem na primeira parte o nome da empresa e na segunda um provedor gratuito; palavras em ordem estranha ou escritas de forma errada; quando o cursor é colocado sobre um link em um e-mail e surgem símbolos como “ftp/”, “”, “.exe”, “.scr” , “.bat”, e ".com".

Neste momento, para arremar, o melhor conselho que posso dar aos meus diletos e notáveis leitores é: além de todos os cuidados que já mencionei é de muito bom grado que se utilizem de um computador ÚNICO para suas compras e outras transações bancárias.

Cuidado! Esse computador não deverá ser utilizado para entrar no msn, orkut, youtube, enviar e receber e-mails, acessar outros sites de bate-papo, jogos on-line, etc. Todo ser humano é naturalmente curioso em maior ou menor grau. Isso é ótimo para o progresso!

É excelente e aconselho que sejam curiosos cada vez mais e mais. Todavia, o computador para esses riscos, com resultados imprevisíveis e quase sempre danosos, não deverá ser o mesmo que você utiliza para as compras on-line e suas transações bancárias!

Alguns outros conselhos que julgo pertinentes para o fim de ano:

Fiquem expertos! Não se deixem "levar no bico". Façam uso do livre arbítrio e digam um sonoro e bem educado NÃO para os supérfluos! Começar o ano sem dever nada a ninguém é um excelente início de ano. Isto é gestão financeira proficiente.

Os gastos das pessoas devem ser atrelados e/ou adequados aos ganhos (receitas). Muitas vezes somos tentados a fazer aquisições desnecessárias, enlevados pelas falaciosas promoções, por vaidade ou apenas pelo fato de estarmos com algum dinheiro sobrando.

Trocar a mobília, fazer "upgrade" de um computador, trocar de carro ou moto, renovar o vestuário, reformar a casa ou apartamento, comprar uma arma nova, adquirir um celular mais moderno, etc... Isso é ótimo fazer, mas tudo em seu devido tempo e sem comprometer as despesas básicas da família!

Valorizemos nosso dinheiro suado! Isso é no mínimo ser racional e pragmático na medida certa.