SONHOS E CORRIDA DAS LAMENTAÇÕES(Feliz ano novo!)

"Os homens só envelhecem quando os lamentos substituem os sonhos". (John Barrymore)

Esta genial frase combina muito bem com o momento que estamos vivendo, início de ano. É neste período que elaboramos uma lista de sonhos e fazemos a promessa de realizá-los e depois sem bem mesmo saber porque os abandonamos logo na largada ou no meio do caminho e partimos para a CORRIDA DAS LAMENTAÇÕES.

Aí, como outras vezes encaixotamos os SONHADOS SONHOS, colocamos naquela prateleira do quartinho da bagunça e é bem provável que só na próxima faxina de final de ano eles consigam renascer.

É assim comigo, com você e com toda a turma do trabalho, da escola, com nossos amigos e familiares. E vai me dizer que não?

Lembra-se quando não foi adiante com sua dieta para emagrecer? Quando falou que iria começar a caminhar? Quando prometeu voltar a estudar? Quando disse que faria um trabalho voluntário? Quando falou que deixaria mais os afazeres domésticos para brincar com seus filhos? Quando disse que colocaria seus álbuns de fotografias em ordem? Quando prometeu ser mais tolerante? Quando prometeu fazer todos os exames médicos para saber como vai sua saúde? Quando isso, quando aquilo, quando aquilo outro?

Pois bem, só que a única promessa que não fizemos é aquela com a qual saímos por aí de mãos dadas com o objetivo de integrar a “corrida das lamentações”. Se eu faço uma lamentação, você faz duas, chega alguém faz mais ainda e pelo ano todo vamos nos lamentando.

Ah meu amigo! Vamos parar com isso! A gente não sabe quantos anos novos ainda teremos a graça de começar! Mais precisamente, quantos amanhãs ainda viveremos. Vamos detectar quais são os entraves que não nos deixam seguir em frente com a realização dos nossos sonhos e começar a batalha para vencê-los.

Sonhar é preciso. Os sonhos são alimentos essenciais para caminharmos com motivação e esperança na jornada da nossa vida, mas coragem, perseverança, determinação e fé são ingredientes indispensáveis para realização de nossas conquistas materiais e pessoais.

Segundo Antonio Teco Jorge, “Nós somos do tamanho dos nossos sonhos, conquistamos na medida de nossa perseverança, possuímos na medida que valorizamos e prosseguimos na medida de nossa fé”.

Refletindo sobre a frase citada, concluo que precisamos sair do nosso comodismo, da nossa zona de conforto e ir à luta porque a realização de nossos sonhos está atrelada às pessoas com atitudes aguerridas, dispostas a correr riscos, ávidas de desafios e com muita coragem para continuar frente a possíveis fracassos. Para estas pessoas, as desculpas como, “não tenho mais idade para isso”, “nunca tive uma chance”, "o que posso esperar se não tenho estudo”, “é o destino”, são verdadeiras muletas que não fazem parte do seu universo.

Portanto, vamos sonhar sim, mas também agir a favor dos nossos sonhos, avançando em direção a eles sem sucumbir, pois em algum lugar lá dentro de nós, encontraremos força para escolher o nosso final, porque como bem sabemos o começo já está definido.

De que lado queremos ficar? Dos sonhos e da luta por suas realizações ou da corrida de lamentações, neste novo ano que se apresenta inteirinho à nossa disposição?

FELIZ ANO NOVO!